Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIDADE DE VIDA

Hospital do Baixo Amazonas orienta homens sobre prevenção de doenças cardiovasculares

Por Joab Ferreira (HRBA)
18/07/2019 23h03

Para mostrar a importância de cultivar hábitos saudáveis e prevenir doenças cardiovasculares, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (oeste do Pará), realizou uma programação especial nesta quinta-feira (18). O cardiologista João Otaviano de Matos orientou pacientes que aguardavam consultas no ambulatório da unidade, e ainda cantou músicas regionais.

O Hospital Regional em Santarém é referência na região em média e alta complexidade"Temos que ter, sempre, duas coisas em mente: qualidade de vida e viver muitos anos. E como a gente previne as doenças cardiovasculares? Com um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, com atividade física regular e, também, a partir dos 40 anos de idade, todo homem e toda mulher deve fazer pelo menos uma consulta anual com um clínico ou cardiologista", informou o médico.

O paciente José Jofre, 56 anos, ouviu as orientações e considerou "muito importante o que o médico falou. Inclusive, estou com a minha esposa, e falei que tudo serve para ela, também. O fato de ter uma apresentação musical, foi muito bom. A gente já chega aqui com baixa autoestima, e essas ações nos trazem mais vida, mais animação. É uma energia muito boa. Eu gostei bastante".

Estímulo - A ação faz parte da Semana do Homem, alusiva ao Dia do Homem - 15 de Julho. "É muito importante ter esses momentos, principalmente porque estamos no mês do homem, e sabemos que os homens não se cuidam tanto quanto as mulheres. Então, é sempre muito bom ter esse tipo de evento, que estimula mais as pessoas a procurarem ajuda. O médico também é um excelente cantor", disse a acompanhante de José Jofre, Luciele Silva, 29 anos.

Para a supervisora de Humanização do HRBA, Patrícia Nogueira, é fundamental trabalhar com a prevenção. "Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a importância de nos cuidar sempre, não somente depois de já estar com algum problema. Hoje, nós procuramos proporcionar essa interação entre médico e paciente, em um momento descontraído, para que pudessem aproveitar bem o momento", ressaltou.