Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

TerPaz oferece avaliação nutricional para os moradores da Cabanagem

Por Rodrigo Souza (SEASTER)
17/07/2019 18h24

Nutricionistas da Seaster e Ceasa realizaram avaliação, diagnóstico e orientação nutricional para as famílias do bairroInvestigar o estado nutricional e aconselhar um plano de educação alimentar, acompanhado de mudanças no estilo de vida. Foi com esse objetivo que, na manhã desta quarta-feira (17), moradores do bairro da Cabanagem, em Belém, receberam avaliação, diagnóstico e orientação nutricional dentro das ações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz). A iniciativa teve o apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa).

Moradora há cerca de 10 anos da Cabanagem, Ariane Ramos, 42, confessa que a avaliação nutricional era um atendimento distante da sua realidade. "É muito difícil a gente conseguir uma consulta com nutricionista, então quando eu soube desse serviço eu vim aqui procurar, porque eu estava precisando há muito tempo passar por essa avaliação. Está sendo ótimo para a comunidade, porque nós não tínhamos essa oportunidade", conta.

Para Lucidalva Farias, 40, o atendimento foi um momento para esclarecer dúvidas sobre alguns mitos que envolvem dietas milagrosas. "Foi muito bom a explicação que eu tive para melhorar a minha alimentação e também para entender os perigos das dietas sem acompanhamento. Recebi muitas dicas que vou aplicar no meu dia a dia, como cortar as frituras e o pão", comenta.

Durante o atendimento, o público recebeu dicas e orientações para ter uma alimentação de qualidade e de baixo custo. "Tivemos a preocupação de orientar as pessoas que é possível comer bem gastando pouco, porque esse é um dos principais questionamentos. Dessa forma, conseguimos entrar na realidade deles", explica a nutricionista da Seaster, Camila Prazeres.

O sobrepeso, a obesidade e os doenças no estômago foram os diagnósticos mais recorrentes entre os atendimentos. "Nos deparamos muito com pessoas com problemas digestivos, como gastrite e refluxo. Isso pode ser fruto de uma alimentação errada, normalmente, com produtos industrializados e embutidos, além de ficar muitas horas sem comer nada", esclarece Camila.

O TerPaz é um programa que busca integrar diversos órgãos estaduais, por meio de uma atuação conjunta, para uma melhor garantia de políticas públicas para a população. "A nossa ação de hoje está sendo voltada às comunidades que se encontram em situação de vulnerabilidade social e nutricional. Essa união de todos os órgãos é muito positiva para o nosso objetivo, que é levar para a população saúde, educação e bem estar", pontua a nutricionista da Ceasa, Wenia Lira.