Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ORQUESTRA SINFÔNICA

OSTP apresenta concerto de câmara com destaque para os músicos e seus instrumentos

Por Úrsula Pereira (SECULT)
15/07/2019 11h50

Com obras de Poulenc, Grondahl, Debussy e Mozart, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz apresenta um Concerto de Música de Câmara que destaca os músicos e seus instrumentos. Será nesta quarta-feira (17), às 20h, no Theatro da Paz. O espetáculo é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz, em parceria com a Academia Paraense de Música (APM) e apoio da Fundação Cultural do Pará (FCP).

Para abrir o programa, o flautista Victor Slayer e a pianista Ana Maria Adade irão executar a obra "Sonata para flauta e piano" do compositor francês Francis Poulenc, composição encomendada pela Fundação Coolidge e pela divisão de música da Biblioteca do Congresso Americano para homenagear Elizabeth Sprague Coolidge - pianista americana e patrona da música, especialmente música de câmara. Em seguida, "Concerto para trombone e piano ou orquestra", do dinamarquês Launy Grondahl, será executado pelo músico da OSTP Benedito Júnior, no trombone, juntamente com Ana Maria Adade no piano.

Dando continuidade, Anderson Moraes (flauta), Renato Pinheiro (oboé), Claudionor Amaral (clarinete), Sérgio Galisa (fagote) e Helden Sávio (trompa) se reúnem para executar "Suíte nº1 para quinteto de sopros", do compositor francês Claude Debussy. E para finalizar, a obra "Serenata nº12", do austríaco Wolfgang Mozart, será regida pelo maestro assistente da OSTP, Pedro Messias, e executada pelos músicos Renato Pinheiro, Joás Saraiva (oboé), Thiago Lopes, Claudionor Amaral (clarinete), Samuel Rosa, Sérgio Galisa (fagote), Paulo Castro e Helden Sávio (trompa).

Música de Câmara - A música de câmara é uma formação instrumental com poucos executantes, traz ao instrumentista uma nova experiência, e foi criada para que a música erudita pudesse ser executada em pequenas câmaras de um palácio, por exemplo. Para Thiago Lopes, clarinetista da OSTP, atuar como camerista é muito importante para todo músico de orquestra, pois a técnica de tocar ouvindo outros instrumentos é exercitada de maneira mais clara, uma vez que os grupos são menores.

"Toda orquestra que possui bons cameristas em seus quadros apresenta uma leitura do repertório sinfônico infinitamente mais correta, pois a condução das frases, a junção dos timbres, entre outras coisas, são praticadas de maneira mais coerente. O músico passa a entender melhor a sua função em meio ao todo. Ele não toca sozinho, faz parte de uma engrenagem", comenta Thiago Lopes.

PROGRAMA
F. POULENC (1899-1963)
Sonata para flauta e piano, FP. 164
I. Allegro malinconico
II. Cantilena (Assez lent)
III. Presto giocoso

Victor Slayer (flauta) | Ana Maria Adade (piano)

L. GRØNDAHL (1886-1960)
Concerto para trombone e piano ou orquestra
I. Moderato assai ma molto maestoso
II. Quasi una leggenda: andante grave
III. Finale: maestoso – rondo

Benedito Júnior (trombone) | Ana Maria Adade (piano)

C. DEBUSSY (1862-1918)
Suíte nº1 para quinteto de sopros
I. Minstrels
II. La Fille Aux Cheveux De Lin
III. Golliwogg's Cake- Walk

Anderson Moraes (flauta) | Renato Pinheiro (oboé) | Claudionor Amaral (clarinete) | Sérgio Galisa (fagote) | Helden Sávio (trompa)

W. A. MOZART (1756-1791)
Serenata nº12, em C menor, K.388/384a
I. Allegro
II. Andante
III. Menuet e Trio
IV. Allegro

Pedro Messias (Regente Assistente OSTP) | Renato Pinheiro, Joás Saraiva (oboé) | Thiago Lopes, Claudionor Amaral (clarinete) | Samuel Rosa, Sérgio Galisa (fagote) | Paulo Castro, Helden Sávio (trompa)

Serviço: A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresenta obras de Poulenc, Grøndahl, Debussy e Mozart, no Theatro da Paz, nesta quarta-feira (17), às 20h. A entrada é franca, mas, atenção para a mudança na distribuição dos ingressos: no dia 17, os ingressos serão distribuídos uma hora e meia antes do espetáculo, na bilheteria do Da Paz. Os interessados também poderão adquirir pelo site www.ticketfacil.com.br , no dia 16, a partir das 9h. A retirada é limitada a dois ingressos por pessoa, com taxa de conveniência do site a R$ 2 por ingresso.