Iasep ofereceu mais de 2,5 milhões de procedimentos a segurados

12/07/2019 15h49 - Atualizada em 12/07/2019 18h28
Por Ádria Azevedo (IASEP)

Mais de 1,5 milhão de exames foram prestadas pelo Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) aos seus segurados no primeiro semestre de 2019. O balanço mostra ainda cerca de 360 mil consultas, 600 mil terapias sequenciais (como quimioterapia, hemodiálise, fisioterapia ou psicoterapia), mais de 100 mil atendimentos de urgência e emergência, 30 mil internações clínicas e 6 mil internações cirúrgicas. No período, foram mais de 2,5 milhões de procedimentos realizados.

De janeiro a junho deste ano, o Iasep ofereceu aproximadamente 34 mil atendimentos hospitalares a mais na comparação com o mesmo período de 2018, o que representa um aumento de cerca de 30%. O plano atende mais de 216 mil pessoas em todo o Pará, dentre servidores estaduais e seus dependentes.

Segundo o presidente da autarquia, Bernardo Almeida, a meta é ampliar esses números, à medida que a rede credenciada aumentar e mais servidores se interessarem em aderir ou a retornar ao plano. "O órgão vinha sendo negligenciado e, por isso, muitos servidores não quiseram permanecer, por não serem atendidos em suas necessidades. Mas, durante esses meses, estamos fazendo um novo Iasep, que honra seus compromissos, se preocupa com a qualidade da assistência prestada aos segurados e preza pela transparência", destacou.

Mudanças – Ao longo do semestre, o órgão tem se empenhado em regularizar os pagamentos à rede credenciada. Isso teve efeitos imediatos para que vários estabelecimentos voltassem a atender pelo plano. Além disso, desde janeiro, já foram lançadas seis chamadas públicas para credenciar novas clínicas, hospitais e centros de diagnóstico, com destaque para municípios do interior. Uma dessas chamadas, que inclui 17 cidades, ainda está aberta e empresas interessadas podem entregar a documentação até dia 26 de julho.

Além da ampliação da cobertura no interior, as representações do Iasep nos municípios também estão sendo reestruturadas. "Nossa equipe fez vistorias em todas as agências e estamos gradativamente reformando e reequipando os locais. Agora em julho e agosto, por exemplo, todas receberão computadores novos", anunciou Bernardo Almeida.

A segurada Jacqueline Reis, servidora da Seduc em uma escola de Barcarena, diz já ver resultados concretos das mudanças. "Aqui na cidade, praticamente não tínhamos opções de atendimento e, agora, já temos dois lugares. Há pelo menos uns quatro meses, já sinto essa diferença e acredito que tem a ver com a nova gestão. Ainda precisamos de algumas coisas mais específicas, mas acredito que estejam trabalhando para melhorar. Espero que continuem tendo esse olhar humanizado e vençam o desafio que é oferecer saúde no nosso Estado", opinou.

Projetos – Para o segundo semestre, outras novidades estão sendo planejadas: a criação de uma ouvidoria, a simplificação do acesso aos serviços, a implantação de um novo sistema informatizado de regulação em saúde e o reajuste do valor pago à rede credenciada pelas consultas. "Nossos prestadores reclamam desses valores, então estamos estudando um aumento, mas que precisa ser feito com responsabilidade", finalizou o presidente.