Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Militares recebem certificado de curso de capacitação e nivelamento em segurança de autoridades

Por Catarina Corrêa (SECOM)
12/07/2019 10h37

Nesta sexta-feira, 12, dezoito militares receberam um certificado por terem participado da 1ª turma do treinamento intitulado "Capacitação e Nivelamento de Segurança de Autoridades", esses agentes de segurança atuam diretamente com o o governador; vice-governador; secretários; desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça do Pará; deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa); integrantes da diretoria de inteligência e segurança da primeira dama. A entrega foi realizada no auditório da Casa Civil, no Palácio dos Despachos, em Belém. Após a entrega, os participantes tiveram um café da manhã.

O curso teve duração de uma semana e teve aulas de instrução na capital paraense e no município de Terra Alta, no nordeste do Estado. O coordenador de capacitação e treinamento, Capitão Henrique Bechara, explicou que essa medida é importante para garantir que todos "falem a mesma linguagem". "Fazemos o curso prevendo troca de efetivo, chegada de novo efetivo e até militares que nunca aturaram nesse ramo", pontua.

Por meio de 12 disciplinas, em 80 horas de aula, os participantes aprenderam orientação e navegação com bússola; conhecimento técnico de cartas para se orientar no terreno; defesa pessoal; planejamento de operações em segurança de autoridades; atendimentos pré-hospitalares de combate; tiro aplicado a segurança de autoridades; direção veicular; varredura antibombas; básico de treinamento na água; conhecimento de selva e telecomunicações.

Segundo o coordenador de capacitação e Treinamento, Capitão Henrique Bechara, o curso só foi possível porque teve o apoio de diversos órgãos. "A policia militar, representada pelo comando de missões especiais, forneceu instrutores; o Comando Militar de Saúde cedeu ambulâncias e equipe médica para a segurança dos eventos; a Susipe forneceu motoristas e ambulâncias; a Marinha do Brasil cedeu a piscina do Ciaba para treinamento; o Corpo de Fuzileiros Navais ajudou com instruções da parte de selva; o Exército Brasileiro cedeu instrutores de segurança para simulações e figurativos em teatro de operação em shopping, aeroporto, enfim, muitos órgãos apoiaram a iniciativa", afirma.

Até o final de agosto serão concluídas as três turmas, que ao todo irá nivelar 80 militares. O treinamento é anual.