Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVA GERAÇÃO

Com o Selo Cidade Digital, Placas terá internet para integrar serviços públicos

Por William Serique (SECOM)
11/07/2019 01h05

A "Caravana por Todo o Pará" chegou ao município de Placas, no oeste do Pará, nesta quarta-feira (10), ampliando os investimentos do Estado na região. O governador Helder Barbalho e a prefeita do município, Raquel Possimoser, assinaram a Ordem de Serviço para a realização de obras de terraplenagem, pavimentação asfáltica e drenagem pluvial da Travessa Otaviano Macedo. Placas também recebeu o Selo Cidade Digital.

"Eu estou numa expectativa muito boa, pois está vindo desenvolvimento para os nossos municípios, e todo mundo está gostando desse governo, que está trazendo obras. Isso é muito melhor para nós. As empresas estão vindo para cá. Então, estão dando emprego para os moradores dos municípios. É bem melhor pegar a mão de obra do município. É muito bom o que as empresas estão fazendo, junto com o governo, pela gente", declarou Júnior Clementino, operador de máquinas e morador de Uruará, que vai trabalhar na obra. Serão pavimentados e reurbanizados 10 km da Travessa Otaviano Macedo, uma obra de R$ 13,5 milhões, viabilizada por meio de financiamento.

O governador Helder Barbalho destacou a importância de ir a cada município, cumprindo agendas de trabalho destinadas a fomentar o desenvolvimento do Pará. "O município de Placas é muito importante para o nosso Estado, mas é um município que carece muito de infraestrutura urbana. Com estas obras, seguramente, nós deixaremos a cidade mais bonita e melhor para se viver, garantindo saneamento e infraestrutura, que evitarão problemas de saúde e proporcionarão bem-estar à população", ressaltou.

Marco histórico - Placas foi o primeiro município do Estado a receber o Selo Cidade Digital, que representa o início de um processo que permitirá à população, com as políticas sociais de integração, ter acesso à internet gratuita em alguns pontos da sede municipal, como praças, e isso proporcionará uma sequência de atos do governo em favor da integração de pessoas de todos os segmentos sociais. "Placas é a primeira cidade a receber este Selo, que distingue cidades da nova geração. Aqui nós temos uma chegada do sinal em fibra óptica em alta velocidade e um mapeamento da cidade, ligando os órgãos públicos, órgãos estaduais e municipais. Isso, realmente, representa um marco na história", ressaltou Marcos Brandão, presidente da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa).

Ainda segundo Marcos Brandão, até o final deste ano mais setes cidades receberão o Selo Digital, para garantir a chegada de internet de alta velocidade, e assim oferecer serviços de melhor qualidade nos órgãos públicos e integrando, ainda mais, a população.

Inauguração – A programação prosseguiu em Placas com a inauguração da Praça Fuso Horário, localizada às margens da Transamazônica, obra que recebeu investimentos do Ministério da Integração quando Helder Barbalho era o titular da pasta.

Para a prefeita Raquel Possimoser, o município está no rumo certo do desenvolvimento, por meio da parceria com o governo do Estado. "A gente está com imensa satisfação em receber a visita oficial do governador e comitiva, trazendo investimentos em pavimentação e drenagem. Esses investimentos de infraestrutura são realmente muito importantes para nossa população e para o desenvolvimento da cidade, além de movimentar a economia, e com certeza trazer mais felicidade para o nosso povo", destacou a gestora municipal.

A Praça Fuso Horário é um complexo urbano para o entretenimento e a promoção da saúde, já que agora a população poderá praticar esportes e outras atividades. O município de Placas tem mais de 7 mil km², com uma população superior a 30 mil habitantes, e sua economia é baseada na agricultura e pecuária. Hoje, o município é o terceiro maior produtor de cacau do Pará, e detém a primeira bacia leiteira do oeste.

O morador Francisco Elias, 65 anos, disse que um de seus maiores sonhos é ver o município desenvolvido, e que agora começa a ver essa expectativa se tornar realidade. "Eu moro no Pará há 40 anos, e até hoje nós não temos a Transamazônica asfaltada. Ver o governador dizendo o que vai fazer por nós, a gente fica muito satisfeito. Fazia muito tempo que eu não via um governador aqui. O último que eu vi foi o Almir Gabriel. Nossa cidade vai sair da lama, e isso é muito bom para nós", declarou o agricultor Francisco Elias.

Habitação – O governador, a prefeita e o presidente da Companhia de Habitação do Estado, José Scaff, entregaram a primeira parcela do cheque moradia, no valor de R$ 7 mil, a uma moradora que teve a casa totalmente destruída em um incêndio. Com dois filhos, Gecione da Silva Sousa, 34 anos, viu sua residência, no bairro São Francisco, ser consumida pelo fogo na noite de 27 de abril.

"Minha casa tinha dois compartimentos. Queimou tudo. Fiquei sem nada, porque tudo o que tinha estava lá dentro. Meus vizinhos me ajudaram muito. Hoje estou me sentindo muito feliz, porque vou ter minha casa novamente. É uma realização, uma grande ajuda que recebo do governo do Estado. Com fé em Deus, logo vou estar dentro dela", disse Gecione Sousa, que trabalha como autônoma.

Também fazem parte da Caravana o vice-governador do Estado, Lúcio Vale; o secretário de Estado de Saúde, Alberto Beltrame; o secretário de Estado de Desenvolvimento e Obras Públicas, Rui Cabral; o secretário Regional do Baixo Amazonas, Henderson Pinto; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, Daniel Santos; e os deputados estaduais Eraldo Pimenta, Hilton Aguiar, Osório Juvenil, Miro Sanova e Jacques Neves.