Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Detran reforça a campanha educativa “Transitando nos bares” nestas férias

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
09/07/2019 16h16

Na realidade do trânsito brasileiro, a mistura imprudente entre bebida e direção ainda é uma das maiores causas de acidentes com vítimas fatais e, durante o ano todo, o trabalho de educação que os agentes do Detran desenvolvem através de campanhas é de suma importância no processo para combater essa realidade. Sendo assim, neste mês de férias, as ações vão se intensificar. As equipes irão trabalhar ainda mais nos municípios de Salinas, Bragança, Mosqueiro e Moju, principais destinos da população paraense nessa época do ano.

Devido a esta grave imprudência por parte de muitos condutores, foi criada a campanha "Transitando nos bares" em 2008 e, desde então, os agentes de educação do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA) realizam o trabalho de conscientizar a população, na vida noturna da cidade, de que bebida e volante não combinam. O projeto nasceu com o intuito de fazer com que as pessoas se conscientizem de que ao beber e dirigir, não é apenas a vida do condutor que está sendo exposta ao risco, mas de outros cidadãos também. Com isso, equipes visitam estabelecimentos, abordam clientes e dão orientações sobre a Lei nº 12.760/2012, mais conhecida como Lei Seca, que além de reprimir e punir quem bebe e dirige, estimula o debate em toda a sociedade. As campanhas na mídia e o trabalho dos agentes de trânsito na aplicação da lei contribuíram para que o Brasil reduzisse as taxas de mortes por acidentes no trânsito.
De acordo com o coordenador de educação para o trânsito do Detran, Victor Oliveira, o bar é um local propício para sensibilização e conscientização sobre a Lei Seca. A equipe aborda o proprietário do estabelecimento antecipadamente, há um formulário de autorização para a execução do projeto e a maioria concorda com a ação. Após essa etapa, os agentes abordam os clientes do bar de forma educada e estratégica. "Fazemos uma introdução sobre os objetivos do projeto e também explicamos sobre a Lei Seca, além de distribuir material informativo. Depois do processo de conversa e conscientização, sugere-se o teste do aparelho etilômetro, que mede a concentração de álcool etílico na corrente sanguínea", explica o coordenador.
O coordenador afirma que a ação educativa é super bem recebida pela sociedade e que a campanha tem uma responsabilidade muito grande na redução de número de acidentes de trânsito com vítimas fatais, advindas da mistura entre álcool e volante. Ele deixa o recado: "A regra de ouro é: se for beber, não dirija. O sentido do trânsito é a vida. É possível aproveitar as férias de maneira tranquila e consciente no trânsito", finaliza.

ENTENDA COMO FUNCIONA O ETILÔMETRO

Com o nível alcoólico de até 0,04 mg/l, o condutor não sofre sanção e é liberado da punição. Isto equivale a ⅓ de uma lata de cerveja. Mas, por exemplo, 1 copo de 200 ml de cerveja já seria o suficiente para ser enquadrado na Lei Seca.
Com o etilômetro acusando entre 0,05 mg/l e 0,33 mg/l, o condutor sofre autuação e o valor da multa é de R$ 2.934,70. A habilitação é recolhida e o veículo fica retido até a apresentação de outro condutor habilitado enquanto durar a blitz. Caso não consiga, o veículo é guinchado e levado ao depósito do Detran. Além disso, o motorista ainda é passível de processo administrativo para suspensão da habilitação por 1 ano.
Acima de 0,34mg/l, o que equivale a mais de 3 latas de cerveja, com multa de R$2.934,70, o nível já enquadra-se em crime de trânsito. O condutor é levado para delegacia para ser feita uma ocorrência policial e será estipulado o valor da fiança. Caso não pague, ficará detido. O veículo também é recolhido para o depósito do Detran e o condutor não tem mais direito a dirigir.