Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran intensifica ações e garante segurança dos veranistas em Salinas

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
08/07/2019 17h33

Combater a associação "bebida e direção" foi o foco do trabalho realizado pelo Detran, neste primeiro fim de semana de julho. Agentes de fiscalização realizaram a Operação Lei Seca, com o intuito de reduzir os acidentes por alcoolemia. O objetivo foi garantir um deslocamento seguro para os paraenses.

Mais de 75 condutores foram autuados no Pará por dirigirem alcoolizados; destes, 64 só em Salinópolis. O município também registrou 19 prisões por crime de alcoolemia. Nesse caso, os condutores foram levados à delegacia e detidos. Os demais foram apenas notificados e liberados com o carro sendo conduzido por um motorista habilitado.

Já os agentes da equipe de educação do Detran realizaram, nas praias do Atalaia, o projeto "Transitando nos Bares", que reforçou a campanha da autarquia nos principais balneários dentro do tema "Verão é pra viver – Detran é pra cuidar de você". A ação busca conscientizar os motoristas sobre os perigos de beber e dirigir, além de propor alternativas para quem optou por beber, como escolher um motorista da vez.

A maioria das infrações registradas no fim de semana ocorreram em Salinópolis, nas rodovias PA-124 e PA-444. O município registrou um total de 1.556 autuações por excesso de velocidade, infração mais recorrente em todo o Estado. Um motorista também danificou o radar de monitoramento e fugiu do local, mas as câmeras do equipamento registraram a placa do veículo e os agentes do Detran já estão à procura do suspeito.

Acidente - Durante todo final de semana ocorreu apenas um acidente, também no município de Salinópolis, causando somente danos materiais. O condutor estava alcoolizado e foi preso logo após a ocorrência. Vale lembrar que acidentes de pequeno porte, como arranhões e batidas com danos materiais que não ocasionaram vítimas, podem ser registrados por meio do Sistema de Declaração de Acidente de Trânsito (Sisdat), aplicativo do Detran que facilita e agiliza o procedimento.

Na barreira montada pela fiscalização, foram identificados, por meio do sistema de monitoramento de vias (OCR), 20 veículos com licenciamento em atraso. Os motoristas foram conduzidos ao posto do Detran, lá mesmo no local, para geração de boleto e posterior regularização. "Os casos de alcoolemia representam menos de 1% das abordagens, assim como os veículos apresentando irregularidades estão bem abaixo do que era esperado", avalia o diretor técnico operacional do Detran, Bento Gouveia.