Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO VERÃO 2019

Mosqueiro registra movimento tranquilo no primeiro fim de semana das férias

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
07/07/2019 17h00

No fim de semana marcado pelos seus 124 anos de fundação, Mosqueiro registrou poucas ocorrências no trânsito. Na barreira da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), três equipes do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) se revezaram em três turnos, garantindo, junto com a PM, fiscalização durante 24 horas no local.

Segundo o agente de fiscalização Charles Cunha, que coordena uma das equipes, o licenciamento vencido, o uso proibido do celular ao volante e a falta de uso do cinto de segurança no banco de trás são as infrações mais recorrentes. Veículos pesados como caminhões e micro-ônibus também têm sido autuados por problemas no tacógrafo, que registra a velocidade desses veículos. Foram quatro autuações neste fim de semana por conta desse equipamento.

Os 27 agentes de fiscalização que trabalham em Mosqueiro contam com o apoio de quatro viaturas, duas motos, talonários eletrônicos, etilômetros (bafômetros), além do equipamento de monitoramento de veículo (OCR), que identifica antes da barreira os veículos com licenciamento em atraso.

Educação
Em trabalho conjunto com a fiscalização, agentes de educação do Detran estiveram, durante toda a manhã deste domingo (7), em abordagem educativa na barreira da PRE. O uso do cinto de segurança, da cadeirinha para crianças, o perigo do álcool na direção, excesso de velocidade, uso do celular e os cuidados na revisão do veículo e do licenciamento são itens que os agentes pedem a atenção dos condutores.

O transporte irregular de animais também é muito comum, informou a agente de fiscalização Inês Lopes. Ela disse que apesar de animais de estimação e objetos ainda serem negligenciados pelos condutores, esse tipo de ocorrência diminuiu muito nos últimos anos graças ao trabalho da educação para a trânsito.

"Um estudo de 2016 comprovou que em cada 30 veículos fiscalizados nove estavam com animais ou objetos soltos", assinalou. A agente do Detran será homenageada com o título de "Cidadã Mosqueirense", em reconhecimento ao seu trabalho, dentro das comemorações de 124 anos do distrito.