Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE

Cerca de 140 mil usuários devem passar pelo Terminal Hidroviário em Julho

Por Bruno Magno (SEOP)
01/07/2019 10h26

Os municípios do Marajó e a capital do Amapá, Macapá, devem ser os destinos mais procurados pelos belenenses que vão viajar via THB (Terminal Hidroviário de Belém) nas férias escolares de julho deste ano. Cerca de 140 mil usuários devem passar pelo espaço nos quatro fins de semana do mês, isso representa cerca de 5 mil passageiros por dia e 35 mil por semana, segundo estimativa da CPH (Companhia de Portos e Hidrovias do Pará), responsável pela administração do espaço.

"A previsão é de aumento entre 40% e 50% de passageiros, se acompanharmos os dados dos meses anteriores. Vale lembrar que este ano novas empresas entraram em operação no Terminal e isso aumentou o número de linhas ofertadas" lembra Nicolau Ferrari, diretor de gestão hidroviária da CPH. Em julho de 2018, o terminal registrou 99 mil passageiros durante todo o mês.

Confira horários das embarcações

 

A exemplo do ano passado, os destinos mais procurados pelos veranistas devem ser os municípios de Salvaterra, Joanes, Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari, todos na ilha do Marajó, e a cidade de Macapá, no estado do Amapá.

Desde a inauguração do THB, em 2014, mais de 3 milhões de usuários já passaram pelo espaço, que fica localizado na Avenida Marechal Hermes, bairro Umarizal, em Belém.

Demais viagens - Atualmente o THB opera com oito linhas, sendo seis intermunicipais e duas interestaduais. As linhas intermunicipais fazem o trajeto Belém- Camará- Belém; Belém – Soure/Salvaterra – Belém; Belém – Cachoeira do Arari – Belém; Belém – Santa Cruz do Arari – Belém; Belém – Ponta de Pedras – Belém e Belém –Mocajuba - Belém. Já as linhas interestaduais operam o percurso Belém – Macapá – Belém e Belém – Manaus – Belém.

Essas linhas atendem ainda 20 localidades entre os Estados do Pará, Amapá e Amazonas. São elas: Almeirim-PA, Belém-PA, Breves-PA, Cachoeira do Arari-PA, Camará-PA, Gurupá-PA, Itacoatiara-AM, Juruti-PA, Macapá-AP, Manaus-AM, Mocajuba-PA, Monte alegre-PA, Óbidos-PA, Parintins-AM, Ponta de Pedras-PA, Prainha-PA, Salvaterra-PA, Santa Cruz do Arari-PA, Santarém-PA e Soure-PA.

Os passageiros do THB são atendidos por 11 empresas de navegação que realizam estes trajetos diariamente.