Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DISTRIBUIÇÃO

Emater distribui 20 mil sementes de cacau para agricultores de Santa Izabel

Por Aline Miranda (EMATER)
27/06/2019 11h55

-O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Santa Izabel, Região Metropolitana de Belém (RMB), está distribuindo, desde semana passada, até esta quinta-feira (27), 20 mil sementes de cacau híbrido, tolerante à doença vassoura-de-bruxa, para agricultores de comunidades diversas.

As sementes foram doadas pela unidade da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) em Tucumã, sudeste paraense.

Cada uma das 20 famílias a princípio beneficiadas plantará mil sementes em consórcio com açaí de terra firme e banana, a partir de projetos da Emater. O objetivo é que, em cerca de três anos, as famílias já possam comercializar o cacau, incrementando a renda.

De acordo com o chefe do escritório local da Emater em Santa Izabel, o engenheiro agrônomo Ronaldo Sanches, diversificar atividades nas propriedades rurais da região metropolitana qualifica a socioeconomia dos municípios em processo de crescimento geográfico, incentiva a recuperação e preservação ambientais e abastece o mercado da capital com produtos saudáveis e da tradição amazônica.

"Não há como se pensar em estruturação de região metropolitana, não há como se considerar um município como Santa Izabel, sem se partir da prerrogativa da agricultura familiar", resume.