Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARRAIAL JUNINO

Arrastão do Pavulagem leva alegria para crianças no Hospital Oncológico Infantil

Por Marcelo Leite HOIOL (HOIOL)
25/06/2019 15h11

Grupo levou animação para os corredores da unidade que é referência no tratamento do câncerO Arrastão do Pavulagem abriu, pelo terceiro ano consecutivo, os festejos juninos para as crianças em tratamento contra o câncer no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém. Neste ano, além de promover a cultura regional, o arraial da unidade, realizado na segunda-feira (24), também abriu espaço para as tradicionais quadrilhas, concurso de fantasias e brincadeiras.

"É importante darmos aos nossos usuários e acompanhantes a oportunidade de celebrar datas comemorativas, principalmente, aquelas que têm apelo cultural. Para algumas delas, é o primeiro contato com esse movimento, que é o Arrastão do Pavulagem", destacou a supervisora de Humanização no hospital, Tirza Ferreira.

Com o jovem Nilson Sena, 13, foi o primeiro contato. Em tratamento contra um linfoma descoberto há pouco mais de um ano, ele nunca tinha encontrado o boi do Pavulagem. "Foi a primeira vez que vi. Gostei muito de festa", contou o adolescente, que é natural do município de Chaves, na Ilha de Marajó (PA), e aproveitou a festa junto com a mãe, Célia Moraes.

Rebeca Vitória Texeira, de 3 anos, foi eleita a missa Boneca no desfile de fantasiasDurante a tarde e noite, a diversão para as crianças ficou por conta do desfile de fantasias juninas e da quadrilha. Os títulos de misses caipira, simpatia e patchouli ficaram com funcionárias do hospital e o de miss boneca foi para a pequena Rebeca Vitória Teixeira, de 3 anos, que veio fantasiada pela mãe Révelly Teixeira.

"Sempre que o hospital organiza esses eventos, faço questão de trazer a Rebeca para participar. O importante é que ela possa viver tudo isso, mesmo que estejamos internadas", conta a mãe.

Sobre o Hospital Oncológico Infantil
Administrado pela Pró-Saúde por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é uma unidade pública de saúde referência para diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil.

Inaugurado em 2015, o hospital é o maior do país com atendimento público exclusivo para a oncologia pediátrica, com 89 leitos de internação, sendo 10 destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em três anos, foram mais de 800 mil atendimentos realizados, entre eles 87.384 sessões de quimioterapia e 41.049 consultas, com um índice de aprovação atual de 98% dos usuários.