Carateca ganha ouro em Circuito Nacional CBK em Minas Gerais

24/06/2019 15h43 - Atualizada em 24/06/2019 16h11
Por Bianca Rodrigues (SEEL)

João Lima levou o primeiro lugar no kumitê, pela categoria SêniorO carateca João Lima conquistou medalha de ouro no Circuito Open Nacional CBK realizado em Minas Gerais, no último fim de semana. Integrante do programa Bolsa Talento, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), o atleta ganhou o ouro no kumitê, pela categoria Sênior (-84 kg). Com o resultado, João somou pontos para o ranking da modalidade.

"Foi uma competição de bom nível, estava bem preparado. Disputei com pessoas de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, consegui administrar bem as lutas, e não senti dificuldade. A chave do resultado foi o trabalho, dei o meu melhor", disse o carateca.

João começou a praticar o esporte aos seis anos na Academia Machida, local onde treina até hoje. Colecionador de medalhas, o carateca já garantiu vaga na final do Brasileiro, pois foi campeão na 2° Etapa Classificatória do Campeonato, em Manaus.

Recentemente, o atleta também participou do 20° Campeonato Brasileiro de Karate JKA, realizada no mês passado, em Porto Alegre, em que ganhou bronze no kumitê por equipes, resultado que o classificou para participar do Pan-Americano, na Colômbia.

"É gratificante para nós, poder apoiar esportistas tão promissores quanto João. O esporte é transformador de vidas e nos orienta a dar total atenção e incentivo aos atletas do Estado", ressalta o titular da Seel, Arlindo Silva.

O Programa Bolsa Talento pretende dar apoio aos atletas, paratletas, técnicos e guias no âmbito do esporte de rendimento. O maior objetivo é proporcionar condições para que o esporte paraense atinja índices competitivos para disputas locais, nacionais e internacionais.

O Circuito Open Nacional reuniu mais de 200 atletas e foi regida de acordo com as regras da Confederação Brasileira de Karate (CBK) e da Federação Mundial de Karate (WKF), entidade filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI).