Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE DE QUALIDADE

Breu Branco já dispõe de hospital ampliado e com novas especialidades

Por Elck Oliveira (SEIRDH)
22/06/2019 23h13

O Hospital Municipal Dr. Inácio Gabriel foi reformado e ampliado em parceria com o EstadoUma parceria iniciada durante a segunda edição do Programa Governo por Todo o Pará, em abril deste ano, já rendeu frutos para a população de Breu Branco, município da região do Lago de Tucuruí, no sudeste paraense. Naquele evento, ocorrido no município vizinho de Marabá, o governador Helder Barbalho atendeu ao prefeito Garcês Costa e firmou parceria para a conclusão da obra de reforma e ampliação do Hospital Municipal “Dr. Inácio Gabriel”. Neste sábado (22), a unidade de saúde foi reinaugurada, com a presença do governador, de autoridades locais e centenas de moradores.

Helder Barbalho anunciou o serviço de cirurgia oncológica, que beneficiará pacientes da regiãoDurante a solenidade, Helder Barbalho ainda anunciou o início dos serviços de cirurgia oncológica no Hospital Regional de Tucuruí, na mesma região, já no próximo mês de julho, ampliando a rede de atendimento à população do Lago de Tucuruí e descentralizando, ainda mais, a atenção em saúde.

“Antes, o Hospital Regional oferecia, para o paciente oncológico, apenas a quimioterapia. Se ele precisasse de uma cirurgia, tinha que se deslocar para Belém ou outro centro. Agora, ele vai poder ficar perto de casa e da família. Estamos trabalhando para melhorar a qualidade do serviço de saúde ofertado para a população do Lago de Tucuruí”, destacou o governador do Pará.

SAo lado de autoridades locais, o governador Helder Barbalho entregou o hospital à populaçãoegundo o prefeito Garcês Costa, o Hospital Municipal estava em obras desde 2017, mas só agora foi possível concluí-las, com o apoio do governo do Estado, que destinou cerca de R$ 400 mil para a finalização dos trabalhos. Com o investimento, foi ampliado o número de leitos - de 35 para 44 -, e implantadas novas especialidades, como urologia e endocrinologia, que se somam às já oferecidas (ortopedia, clínica geral e ginecologia, entre outras).

Avanço - A professora Janete Carrias, 36 anos, disse na reinauguração que o hospital era um sonho antigo da população de Breu Branco. “Para nós, é uma grande alegria poder contar com um hospital de qualidade como esse”, declarou.A recepção do novo hospital, que oferece mais comodidade aos usuários

Já o secretário de Estado de Saúde, Alberto Beltrame, informou que, com a ampliação, o Hospital Municipal de Breu Branco dará ainda mais retaguarda à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da sede municipal e desafogar a demanda do Hospital Regional de Tucuruí. “Este é um grande avanço para a região e, em breve, também chegaremos ao Hospital Regional, que precisa ser reequipado e receber os investimentos e manutenção adequados”, adiantou.O secretário Alberto Beltrame ressaltou a importância do hospital na ampliação dos serviços de saúde no município

Durante a cerimônia, também acompanhada por deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores de municípios da região, o governador Helder Barbalho assistiu à apresentação de uma quadrilha junina local e recebeu, junto com a primeira-dama Daniela Barbalho, um quadro oferecido pelo artista plástico local Wanderson Alves.