Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LITERATURA

Livro sobre a história da Pastoral do Menor é lançado em Santarém

Por Julie Rocha (IOE)
20/06/2019 09h58

Toda a trajetória de 35 anos em que o irmão Ronaldo David Hein se dedicou a cuidar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na cidade de Santarém, no oeste do Pará, é contada no livro "Pastoral do Menor", lançado na tarde desta quarta-feira (19), na sede da Pamen, na Avenida Afonso Pena, em Santarém. A obra leva o selo da Imprensa Oficial do Estado e foi organizada pelo Instituto Cultural Boanerges Sena (ICBS), em parceria com a Secretaria de Cultura local.

O evento, que faz parte da programação dos 358 anos da cidade, contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar; do secretário de Cultura, Luís Alberto; do diretor do ICBS, Cristovam Sena; do coordenador da Pastoral do Menor, padre Eugênio; do autor do livro, Ronaldo Hein e da primeira dama, Celsa Brito.

O assessor Moisés Alves, que representou a Imprensa Oficial no lançamento, disse que a publicação é "o primeiro esforço no sentido de buscar regionalizar as publicações literárias do Estado" e resulta das primeiras articulações com representantes de diversas entidades literárias e instituições públicas de Santarém e Marabá, entre elas o ICBS e a Prefeitura de Santarém.

Alves disse ainda que foi uma honra firmar parceria com estas instituições de Santarém para impressão do livro da Pasmen. "Resgata o trabalho social do irmão Ronaldo David, que presta acolhimento a crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social. Esse é um grande trabalho na luta pelos direitos da pessoa humana".

Ele informou ainda que já há uma articulação da Ioepa com as entidades literárias das regiões oeste, sul e sudeste do Pará para sugerirem obras que serão reimpressas na gráfica da Ioepa e lançadas no estande da Imprensa Oficial na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que ocorrerá no período de 24 de agosto a 1º de setembro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. "Queremos valorizar os autores além do eixo Belém e Região Metropolitana. Por isso, a ideia é que se reproduzam obras regionalizadas na feira", adiantou.

Entre as ações organizadas para divulgação e formatação da editora pública, estão a publicação no Diário Oficial de duas portarias, uma que normatiza as publicações impressas pela autarquia e outra que institui o grupo de trabalho para elaborar a proposta de decreto que será enviado ao governador Helder Barbalho.

Assim que for instituída, a editora pública terá quatro linhas de atuação voltadas para atender autores de todas as regiões do Estado, com publicações acadêmicas, reedição de livros que estão fora do catálogo, novas publicações e uma linha comercial.

Sobre o lançamento

O livro "Pastoral do Menor" tem 130 páginas e custa R$ 30, com renda revertida para a instituição. A obra tem o prefácio assinado por Cristovam Sena, do ICBS. Ele lembrou que a história da Pasmen se confunde com a própria história do autor, que se dedicou 35 anos até seguir para outra missão em Belo Horizonte.

"Foi com o coração partido, mas tranquilo, sabendo que estava cumprindo a vontade de Deus. No dia que o senhor retornar Santarém estará de braços abertos para recebê-lo. O senhor trouxe paz ao interior de muitos lares mocorongos, encaminhou vários jovens cujo destino era incerto".

Irmão Ronaldo David Hein nasceu na cidade de Evangeline, Estado de Indiana, Estados Unidos, em 20 de junho de 1932. Seus pais eram descendentes de famílias imigrantes da Alemanha. Em 1965, recebeu carta convite para participar de uma missão no Brasil. Chegou no dia 16 de agosto de 1956, aos 33 anos. Passou cinco meses em Petrópolis, no Rio de Janeiro, aprendendo a língua portuguesa e depois mais três anos em Campinas (SP) até ser convidado para assumir a missão em Santarém.