Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CORPUS CHRISTI

Arcon intensifica ações de fiscalização no transporte intermunicipal

Por Cybele Puget (ARCON)
19/06/2019 12h37

Para que os usuários de transportes intermunicipais façam uma viagem segura neste feriado de Corpus Christi, a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon-Pa) vai reforçar as ações durante o feriado prolongado. Equipes de fiscalização trabalharão em escala, de quinta-feira (20) ao domingo (23) para monitorar a movimentação e orientar os usuários nos terminais de passageiros e portos fluviais.

"É importante alertar os passageiros para que observem regras básicas ao embarcar no transporte para que façam uma viagem com segurança. Veículos como ônibus, vans, navios e barcos precisam ter o selo da Arcon fixado de forma visível, e devem realizar operação de embarque e desembarque de passageiros em pontos pré-estabelecidos pelo órgão", recomenda Eurípedes Reis, diretor-geral da Arcon-Pa.

O usuário deve também denunciar e evitar embarcar em veículos com excesso de lotação; acionar o fiscal da Arcon em caso da recusa da gratuidade ou da meia passagem, a qual as empresas operadoras devem garantir 15% dos assentos, e observar se os horários de saídas estão sendo cumpridos em conformidade com os bilhetes de passagens, reforça Eurípedes.

Durante o feriado de Corpus Christi a fiscalização da Arcon estará presente no terminal rodoviário de Belém, no terminal hidroviário de Belém, portos do Arapari, Jarumã e Açaí Biruta, porto de Icoaraci, porto do Celte e Henvil (Av .Bernardo Sayão), Amazonat, Rodofluvial Barcarena, porto de Camará (Salvaterra), Arapari (Barcarena), porto de São Francisco (Barcarena) além dos portos nos municípios do Acará e Moju.

A Arcon possui um canal aberto com os usuários através da Ouvidoria do órgão, que tem o papel de prestar informações e intermediar soluções nos conflitos entre usuários e prestadores de serviços públicos regulados, controlados e fiscalizados pela agência. Os contatos com a ouvidoria podem ser feitos por meio do 0800-0911717 ou através do email: ouvidoria@arcon.pa.gov.br