Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Ações do projeto Pará Produtivo são discutidas em Marituba

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
19/06/2019 10h44

Uma reunião de planejamento e avaliação das ações do projeto "Pará Produtivo" foi realizada em Marituba, na comunidade São Brás, localizada na Região Metropolitana de Belém (RMB). O Projeto conta com o apoio técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e é realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), que coordena o "Pará Produtivo".

"O objetivo do projeto é fortalecer a cadeia produtiva de hortaliças na RMB e em demais municípios do nordeste paraense por meio da expansão de áreas férteis, com capacitação de produtores e assistência técnica de desenvolvimento de produtos", comenta Alda Remédio, do escritório local de Marituba, da Emater.

Com início em 2017, o projeto já beneficiou mais de 120 famílias em 11 municípios paraenses. A meta é criar áreas verdes no entorno de Belém capazes de fornecer produtos com qualidade para atender à demanda da capital. "A proposta é reduzir a importação de frutas e hortaliças de outros estados, já que grande parte da produção vem de fora, como o repolho, batata doce e tomate. Com o incentivo do projeto, os produtores locais terão geração de renda", finaliza Alda Remédio.

Durante a reunião ficou acertada a implantação de unidade demonstrativa de hortaliças de diversas espécies como repolho, tomate, pimentão e cenoura, além da instalação de um sistema de irrigação. Demonstração de métodos para fabricação de composto orgânico, plantio em sementeira e mutirões para conclusão de horta e levantamento de leira e calagem de solo também estão no cronograma de atividades a serem realizadas na comunidade no segundo semestre deste ano.