Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Papiloscopistas promovem debate sobre videomonitoramento e reconhecimento facial

Por Luiz Cláudio (PC)
18/06/2019 12h44

A Associação dos Papiloscopistas Policiais do Estado do Pará (Asppepa) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet), promovem, na próxima terça-feira (25), o Seminário de Segurança Pública, com Mesa Redonda sobre o tema: “Videomonitoramento – A Iconografia como prova técnica na investigação criminal”.

O seminário tem como objetivo mostrar a importância dos laudos iconográficos como prova técnica dentro do inquérito policial, bem como dividir informações sobre as novas tecnologias disponíveis no mercado no ramo do videomonitoramento e reconhecimento facial. O evento ocorrerá no auditório do Espaço Inovação do Parque Tecnológico do Guamá, localizado na Avenida Perimetral, em Belém.

Durante o evento, irão compor a mesa de debates, o promotor de Justiça, Manoel Adílton Peres de Oliveira; o juiz de Direito, Cristiano Magalhães Gomes; o diretor do Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP), Coronel da Policia Militar (PMPA) Luiz Carlos Rayol de Oliveira, o diretor do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), delegado Samuelson Yoiti Igaki, o diretor da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), delegado Thiago José de Menezes Dias e o papiloscopista Emerson Paiva de Menezes. Além das autoridades, estarão presentes empresas de monitoramento e tecnologia.

Segundo o organizador da Mesa Redonda, o papiloscopista José Carlos Silveira, o tema vem ao encontro de uma das maiores preocupações da sociedade, que é o combate à violência com elementos cada vez mais efetivos e eficazes e que tenham no avanço da tecnologia, uma de suas principais ferramentas. “A crescente ascensão do crime requer, da parte de órgãos policiais, cada vez mais agilidade na elucidação, para isso, o videomonitoramento é uma das ferramentas de investigação criminal que auxiliam na produção de prova e consequente prisão de culpados”, destaca.

Silveira explica que, atualmente, a Polícia Civil do Pará conta com as imagens captadas por câmeras do Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP), quando necessita ampliar a investigação de determinado delito. “O combate à violência é um dos grandes desafios dos governos no mundo inteiro”, enfatiza.

Para ele, procurar aliados para essa luta é fundamental por parte dos organismos policiais, além da busca de conhecimento daquilo que é mais moderno e atualizado no mercado. “O evento se propõe a ser um fórum de discussão sob o ponto de vista da integração de ações e informações dos diversos órgãos envolvidos no tema”, finaliza.

Serviço:
Evento
: Mesa Redonda: “Videomonitoramento – A Iconografia como Prova Técnica na Investigação Criminal”.

Data: 25 de junho

Local: Auditório do Espaço Inovação do Parque Tecnológico do Guamá

Hora: 9h às 12h

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no local do evento. Contato: (91) 98808-6264

Mais informações sobre o evento e como fazer as inscrições você encontra no site da Sectet.