Cadeia do açaí será discutida durante Semana Estadual de Ciência

17/06/2019 10h01 - Atualizada em 17/06/2019 16h59
Por Jeniffer Galvão (SECTET)

Promover um ambiente onde os profissionais que lidam com as diversas etapas da cadeia produtiva de um bem ou serviço possam se reunir com financiadores para debater problemas e encontrar soluções. Este é o objetivo central do programa Desenvolve Pará, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet). A primeira edição do programa será realizada no dia 27 de junho, como parte da programação da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento.

"Para dar início ao Desenvolve Pará, vamos falar sobre a cadeia produtiva do açaí, um dos produtos de maior visibilidade do nosso Estado", declara o diretor de Ciência e Tecnologia da Sectet, Demethrius Lucena.

Os resultados serão o foco do evento, esclarece o diretor informando que após a apresentação dos que trabalham na cadeia produtiva, os financiadores públicos ou privados terão a oportunidade de apresentar seus produtos em rodadas de negócios. Dessa forma, o programa estimula o debate e promove resultados, gerando, assim, desenvolvimento. "Os problemas são urgentes, há grande demanda reprimida, exigindo ações imediatas após os debates. Nossa missão é desenvolver o Estado a partir dos holofotes da ciência, da tecnologia e da inovação", ressalta Lucena.

O Seminário "Avanços e desafios da cadeia do açaí", será realizado no Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae no Pará), de 9h às 15h, com a participação de: Marília Amorim, diretora de Políticas de Incentivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), que vai falar sobre "Incentivos fiscais para o açaí"; Nivaldo dos Santos, da empresa de beneficiamento de açaí Xingu Fruits, exporá sobre "Mercado atual e tendências para o futuro"; e Hervé Rogez, pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT-Guamá), com o tema "Normatização do padrão de identidade e qualidade da polpa e produtos derivados do açaí".

No horário de 14h às 15h será realizada uma "Rodada de acesso ao crédito", sob a coordenação do Núcleo de Acesso ao Crédito, da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), contando com a participação de órgãos estaduais e federais de fomento. "Além de debater as etapas da cadeia produtiva, identificando gargalos e buscando soluções, vamos proporcionar que os empreendedores tenham contato direto com bancos e agências de fomento. Assim, alcançamos o espírito do programa que é incentivar o desenvolvimento do Pará", enfatiza o diretor Demethrius Lucena.

A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento é promovida pela Sectet, no período de 24 a 27 de junho de 2019. Confira a programação completa.