Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'AFLUENTES'

Estudantes de moda lançam coleção de acessórios no São José Liberto

Por Marília Jardim (UEPA)
15/06/2019 15h37

Espaço vai receber a amostra de acessórios de moda, que foram confeccionados por estudantes da Universidade da AmazôniaNa próxima terça-feira (18), o Espaço São José Liberto receberá o lançamento da coleção de acessórios de moda "Afluentes", produzida por estudantes do curso de Design de Moda da Universidade da Amazônia (Unama). O evento será aberto ao público, a partir das 16h.

Na abertura, será realizada a mesa redonda "Diálogos e experimentações entre a moda e a identidade amazônica" com professora Yorrana Maia, com a designer Lídia Abrahim e alunos do 3º semestre do curso de Moda da Unama.

A coleção apresentada é resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido na disciplina Tópicos Integradores, com orientação da professora Yorrana Maia, e criação e desenvolvimento de mais de 20 alunos.

A inspiração para "Afluentes" vem da movimentação das águas dos rios, das personagens encantadas Mariana, Jarina e Erondina, do Rio Amazonas, da lenda Flor de Juçara, das aves amazônicas e da vida no Jacarandá Copaia.

Ao todo, são 15 objetos de moda que são resultados dos fluxos que foram construídos entre seis projetos de acessórios de moda, realizados por estudantes do terceiro semestre em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento de Mineração e Energia (Sedeme) e o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia, além da colaboração das designers Lidia Abraim, Clarisse Fonseca e Aline Folha.

As peças trazem matérias-primas amazônicas, como madeira, gemas, palha, escama de peixe, resina com palha e flor de açaí em suas experimentações. Para a efetiva criação, fizeram parte do processo a visita técnica ao São José Liberto, oficinas temáticas, construção dos conceitos das coleções, laboratórios de desenho e prototipagem de acessórios, e laboratórios de produção.

A efetiva parceria entre a Universidade da Amazônia e o Igama é fundamental para a inserção de novos talentos no mercado de trabalho. Além de apoiar a iniciativa da exposição, o instituto também coordena o Projeto Lua Nova, voltado para estudantes da graduação e recém-formados na área de design, que podem participar das atividades desenvolvidas pelo Igama, entre eles, workshops, consultoria técnica individualizada, além de bate-papos e palestras.

O resultado são exposições comerciais, proporcionando aos alunos experimentações na pesquisa, criação, produção e comercialização de joias e acessórios de moda, além de uma série de atividades de capacitação que são abertas ao público.

Serviço:
Lançamento da coleção de acessórios de moda "Afluentes"
Mesa redonda "Diálogos e experimentações entre a moda e a identidade amazônica" com a professora Yorrana Maia, a designer Lídia Abrahim e alunos do 3º semestre de Moda da Unama
Data: 18 de junho de 2019 | 16h
Mesa redonda: auditório do Espaço São José Liberto | Exposição: Salão de Exposição

Visitação: até 4 de julho de 2019 | De terça a sábado, de 9h às 18h, domingos e feriados, de 10h às 16h
Local: Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, Jurunas)
Entrada franca