Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

Curso de Liderança Cristã ajuda a ressocializar custodiados da Susipe

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
13/06/2019 21h37

Internos custodiados no Centro de Recuperação Coronel Anastácio das Neves (CRCAN), localizado no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, na Região Metropolitana de Belém, receberam nesta quinta-feira (13) a certificação do Curso de Liderança Cristã, oferecido pela Associação Beneficente de Capelania Social (Abecas), em parceria com a Diretoria de Reinserção Social da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe).

A capacitação durou três meses, com aulas de conteúdos teológicos ministradas uma vez por semana. Dezenove internos receberam o certificado. Segundo o presidente da Abecas, pastor Janildo Monteiro, o curso oferece aos internos aprendizado sobre respeito e ajuda mútua. "O curso de liderança é aplicado para os internos que já tomam conta da igreja aqui e ajudam os outros internos, e por isso eles precisam ser aprimorados com o curso. Eles vão liderar outras pessoas dentro da área cristã", informou o pastor.

O interno Ednamar Monteiro, um dos concluintes, ressaltou a contribuição da iniciativa para sua vida. "Esse curso contribuirá, porque hoje eu tenho três objetivos: zelar pela palavra de Deus, pela minha família e pelo meu trabalho. Então, isso faz com que a gente seja resgatado para um mundo melhor. Essa é uma oportunidade que nós estamos tendo de mudança de vida, no convívio social. É uma vitória para nós", assegurou.

Mudanças - Para Ivair Dias, o conteúdo das aulas ajuda na mudança no ambiente das prisões. "As questões teológicas ajudam muito dentro do cárcere. O estudo teológico é a ciência que melhor explica o homem. A Abecas dá apoio para a gente aqui nesse trabalho, e muitas pessoas começaram a ser mudadas aqui dentro. Ninguém é líder se não for líder de si mesmo, e o curso de liderança é muito importante por isso", disse o interno.

Nayana Diniz Túlio, gerente de Profissionalização da Diretoria de Reinserção Social da Susipe, explicou como a religião ajuda na reinserção social dos internos. "Quando os internos são ressocializados, educados e profissionalizados eles dificilmente voltam a reincidir. Um dos pilares da reinserção social é a religião, e onde a gente vê que tem assistência religiosa, vê que a casa penal é mais calma. A igreja é a primeira a abraçar esse indivíduo, para que ele se sinta ressocializado na sociedade", afirmou a gerente.

Para o diretor do CRCAN, coronel Jorge Melo, a iniciativa é um caminho para a mudança. "Nós estamos dentro de um presídio, e o que buscamos aqui é a reintegração social e a ressocialização. Esse caminho começa nesses cursos. Há uma mudança de procedimento. Gera uma conscientização nos internos, e eles entendem que erraram e podem alcançar novos objetivos de vida. (Colaboração de Fernanda Cavalcante).