Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Barcarena recebe 1º encontro de profissionais da Saúde

Por Adrielle Sousa (HMIB)
11/06/2019 12h16

O Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) realizou o 1º encontro de profissionais da saúde em apoio ao aleitamento materno na rede municipa. Participaram do encontro a equipe multiprofissional do HMIB e do Banco de Leite Humano, assim como, enfermeiras, nutricionistas e representantes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de Barcarena, pertencente ao Baixo Tocantins.

Também foram apresentadas ações que são desenvolvidas pela unidade para atender à população. No encontro foi discutida a importância do Banco de Leite para a região e o planejamento das ações e metas que são utilizadas dentro da unidade e que serão alinhadas aos profissionais da rede de saúde, com o intuito de promover o vínculo entre os projetos desenvolvidos no Hospital Materno-Infantil e nas UBSs para captação de doadoras.

A equipe da unidade também destacou as atribuições e competências do Banco de Leite Humano, assim como as propostas de ações de promoção, proteção e apoio do aleitamento materno, a exemplos, projetos assistenciais e atividades lúdicas, como banho de ofurô aos bebês, projeto redinha para o conforto da criança e doações.

"É um momento muito importante para Barcarena e para equipe de Atenção Básica. Viemos somar com o Materno-Infantil e fortalecer a Atenção Básica de Saúde com parcerias. Queremos propor capacitação e métodos eficazes que gerem resultados na rede de saúde. Conhecendo a estrutura dessa unidade, com certeza, o resultado será satisfatório", destaca a coordenadora de Atenção Básica da Saúde do município Barcarena, Cleise Gomes.

Ainda segundo Cleise, a ideia é sensibilizar as mães que estão nas Unidades Básicas para participar das ações, além de oferecer acompanhamento e orientações para que o fluxo da saúde seja eficaz. "Estamos à disposição para implantar esse projeto no nosso município e outros que virão", concluiu.

Ainda no encontro, os profissionais da atenção básica puderam conhecer a UCI Neonatal e salas de internações, assim como os projetos desenvolvidos nessas áreas como o Projeto Octos, um polvo em crochê para prematuros que auxilia no acalentamento e estímulos do bebê.

Houve ainda a apresentação de cursos já realizados pela unidade, a exemplo das orientações ao aleitamento materno para gestantes e mães que são assistidas pela unidade. Posteriormente, o serviço será expandido à comunidade, assim como rodas de conversas sobre a amamentação e musicoterapia, entre outros.

"Levantamos uma questão social em cada ação e tudo é construído para prestarmos uma assistência completa. Por isso, é muito importante fortalecer essas alianças com as unidades básicas e juntos reforçamos, não somente o Banco de Leite para termos estoque e doadoras, mas também fortalecemos o atendimento e a recuperação dos pacientes da nossa comunidade, com uma prestação de serviço eficiente através de parcerias", afirma o coordenador de Enfermagem da unidade, Geovanny Magalhães.