Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

PM realiza curso de Supervisão Militar no sul do Pará

Por Carlos Reinanderson (PM)
10/06/2019 11h42

A Polícia Milita do Pará, por meio da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), em parceria com as secretarias municipais de Educação dos municípios de Marabá e Canãa dos Carajás, ambos no sul do Estado, realizou, neste mês de junho, o Curso de Supervisão Militar Educacional (CSUME), que objetiva formar policiais militares para desenvolverem atividades nos colégios militares que funcionam nos dois municípios.

Em Marabá, cerca de 50 policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) compõem a segunda turma do Curso. Após formados, atuarão no Colégio Militar Rio Tocantins (CMRio), unidade escolar localizada na Folha 13, na Nova Marabá, e que já possui cerca de 1,1 mil alunos matriculados. A primeira turma do CSUME se formou em 2018, quando os militares deram início aos trabalhos de Supervisão Militar no Colégio.

O segundo e conclusivo módulo desta turma acontecerá entre os dias 18 a 20 de junho, ocasião em que os policiais serão certificados e passarão a concorrer à escala de serviço da instituição educacional.

Já em Canãa dos Carajás, são 31 PMs na primeira turma do município. Vindos do 17º Pelotão Policial Destacado (17º PEL), unidade vinculada ao 23º BPM, os militares estão sendo capacitados para atuar no Colégio Militar Ronilton Aridal, localizado no bairro Nova Esperança I.

Para o prefeito de Canãa dos Carajás, Jeová Andrade, que esteve presente durante a formação dos policiais, "o projeto de Supervisão Militar é fundamental para a estrutura escolar e poderá ser estender para outros estabelecimentos de ensino do município".

Durante o curso, os militares receberam instruções sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), sobre como atuar no "controle de fora da sala", no desenvolvimento de temáticas cívico-militares com os alunos, além de realizar processos de reorientação escolar e de valorização dos discentes.

Uma equipe de militares da DPCDH e da Companhia Independente de Polícia Escolar (Cipoe) foi a responsável pelas palestras sobre temas como a prevenção e atuação nos casos de violência escolar aos alunos do CSUME.