Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Vistorias e revistas são executadas em Centro de Recuperação de Salinas

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
06/06/2019 10h37

Mais uma ação disciplinadora da nova gestão da Superintendência do Sistema Penitenciário do estado do Pará (Susipe) foi realizada nesta quarta-feira (5), no Centro de Recuperação Regional de Salinópolis (CRRSAL). Aconteceram reuniões, vistorias e revistas estruturais na unidade. 

A revista na unidade foi coordenada pelo diretor de Administração Penitenciária (DAP) da Susipe. O Grupo Tático de Operações (GTO), sob comando do major Adriano Rayol, agentes prisionais e integrantes da corregedoria da Susipe, deram suporte para o procedimento que detectou diversas irregularidades no funcionamento da casa penal. Foram encontrados 19 aparelhos celulares, mais de 50 bonés, 6 carregadores de celulares, vários estoques, quatro serras starret, 200 gramas de entorpecente (supostamente maconha), oito baldes de cachaça artesanal produzidas pelos presos, entre outros objetos que não são permitidos dentro das unidades.

De acordo com o diretor da DAP, coronel Janderson Paixão, as ações de vistoria se faziam necessárias para que não só os servidores da casa, mas como a própria população carcerária, percebam a mudança na gestão com o novo governo. "A nova gestão da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará vem elaborando ações em conjunto com as diretorias (Administração Penitenciária, Inteligência, Execução Criminal e Corregedoria), entrando em revistas e executando interdições de unidades prisionais. Estamos apurando denúncias, fazendo levantamento in loco na unidade de todas as irregularidades e corrigindo as mesmas", explicou.

Houve ainda a transferência de seis internos que exerciam liderança negativa junto a massa carcerária. Eles foram enviados para o Centro de Recuperação Penitenciária do Pará III (CRPP III), em Santa Izabel. "Estamos apurando a gestão de todas as unidades, colhendo termos e provas materiais e também fazendo essas transferências, com isso trazemos tranquilidade para a unidade penal. Esse é um novo jeito de fazer gestão e o secretário dá todo apoio para que a gente exerça cada vez mais o poder de administração e de polícia do Estado", pontua o coronel Janderson Paixão.