Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIENTIZAÇÃO

Cosanpa realiza atividades de preservação ambiental pelo Estado

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
05/06/2019 18h10

Em Belém, alunos de uma escola particular plantaram mudas na área do Complexo BolonhaVocê sabia que uma árvore adulta pode absorver até 250 litros de água e ajudar a evitar enchentes? É que as raízes reforçam o solo e as folhas dispersam o fluxo da água. Esses são apenas dois entre os diversos benefícios para o meio ambiente. Pensando nisso, no Dia Mundial do Meio Ambiente, alunos de uma escola particular tiveram a oportunidade de plantar mudas em Belém, na área do Complexo Bolonha.

"Aprendi na escola que o Pau-Brasil era muito explorado para fazer corante e tingir roupas e aí sobraram poucas árvores. Nunca tinha visto uma muda e, agora, vou plantar uma. Achei muito legal!", comemorou o estudante Carlos Guilherme Queiroz, de 10 anos.

"Eles vieram conhecer a estação de tratamento de água e, aproveitando que hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente, puderem plantas mudas de árvores, uma atividade enriquecedora para contribuir com o aprendizado deles", disse a professora Glacileda Silva.

Ações - Para ajudar na conscientização sobre a importância das árvores e da preservação do meio ambiente, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) realizou atividades por todo o Estado.

Em Oriximiná e Alter do Chão, estudantes caminharam com cartazes confeccionados pelos alunos do Comitê Ambiental Escolar, um dos projetos da CosanpaEm Oriximiná, oeste paraense, mais de 100 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Boa Esperança participaram de uma caminhada pelas ruas da cidade com cartazes confeccionados pelos alunos do Comitê Ambiental Escolar, um dos projetos implantados pela companhia na escola. Já na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Queiróz, a data foi tema de concurso de redação entre os alunos do 5º ano. As três melhores serão premiadas.

Em Alter do Chão, ainda no oeste, também foi feita uma caminhada de estudantes. O objetivo foi conscientizar moradores da área sobre a importância do consumo consciente e os prejuízos que o desperdício pode causar para a sociedade.

Em Moju, nordeste do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Cosanpa implantou a coleta seletiva nas escolas da cidade e incentivou, não só a comunidade escolar, mas também pais de alunos e moradores das áreas a adotarem essa idéia, além do uso de canecas, para diminuição do consumo de copos plásticos, com o projeto "Adote uma Caneca".

"É triste ver nossos rios e lagos cheios de lixo, plásticos boiando. Iniciativas como essa são muito importantes para mostrar como nós temos que cuidar do que é nosso, temos que cuidar da natureza. Os alunos são o futuro do nosso país, espero que eles sejam mesmo uma geração mais consciente", lembrou o funcionário de uma das escolas, Elias Souza.