Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMEMORAÇÃO

Imprensa Oficial e Alepa discutem sessão especial pelos 128 anos do Diário Oficial

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/05/2019 20h27

O presidente da Imprensa Oficial do Estado, Jorge Panzera, discutiu na manhã desta terça-feira (28), com o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Daniel Santos, a viabilidade de uma sessão especial no próximo dia 11 de junho, quando se comemoram os 128 anos de criação do DOE. A sessão especial seria motivada pela importância da Alepa e pelo fato de o Palácio Cabanagem, onde está localizada a Assembleia Legislativa, ter sido o primeiro prédio onde funcionou a imprensa Oficial do Estado do Pará.

Publicado pela primeira vez em 1891, o Diário Oficial do Estado do Pará completará 128 anos em 11 de junho com o encerramento de sua versão impressa, passando a ser veiculado somente na versão digital.

Segundo Jorge Panzera, o Diário Oficial se afirmou ao longo de sua história como veículo de comunicação eficaz, pelo qual a imprensa Oficial efetiva o preceito constitucional de dar publicidade e transparência aos atos praticados pela administração pública. “Não há sistema democrático sem que seja observado o princípio da publicidade aplicado à administração pública. Por se tratar de atividade pública da administração, todos os processos que o poder público desenvolve devem estar abertos a todos os cidadãos. Não é admissível que existam atos sigilosos e confidenciais”, destacou Jorge Panzera.

“Comemorar esses 128 anos de Diário Oficial no Estado significa celebrar e afirmar princípios essenciais às sociedades democráticas, como o princípio da transparência, sem o qual a democracia seria ilusória. Nada mais justo esta sessão especial ser realizada na casa do povo paraense – a Assembleia Legislativa do Estado, espaço onde funcionou a primeira sede da Imprensa Oficial do Estado do Pará - compondo parte relevante de sua história institucional”, destacou o presidente da Ioepa.