Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Abaetetuba terá ações para fomentar economia e melhorar infraestrutura urbana

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/06/2019 11h50

Abaetetuba terá ações para fomentar economia e melhorar infraestrutura urbanaA população de Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins, ganhou neste final de semana um reforço nas ações integradas para fomentar a geração de emprego, renda e desenvolvimento para a região. Em visita à programação do XVI Festival do Miriti no sábado (1º), o governador Helder Barbalho aproveitou para anunciar o início de obras de infraestrutura urbana no município já nos próximos meses, durante a estiagem.

Durante a programação, que levou centenas de pessoas aos estandes montados na Praça da Bandeira, no centro da sede municipal durante três dias, Prefeitura de Abaetetuba e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) assinaram um convênio que viabilizará o Projeto Cidades Empreendedoras de ações ao fomento do microempreendedorismo paraense.

 "Vemos aqui a valorização do talento, da cultura, da história, e um estímulo aos artesãos e produtores, que têm o trabalho reconhecido", destacou Helder Barbalho. Desde sua chegada, o governador se encontrou com lideranças locais e recebeu de artistas e outros moradores várias peças confeccionadas em miriti, material que é a marca registrada do município.

A população de Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins, ganhou neste final de semana um reforço nas ações integradas para fomentar a geração de emprego e rendaNa comitiva estavam ainda os deputados estaduais Daniel Santos, presidente da Assembleia Legislativa (Alepa); Dr. Galileu e Cilene Couto, além do secretário Iran Lima, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Turismo e Mineração (Sedeme).

"Acredito ser fundamental essa parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, Sebrae, Alepa e empresas locais que acreditam na região. Estão juntos para fortalecer o Festival e, principalmente, prestigiar quem trabalha e atua na cultura do miriti, que é extraordinária, e se confunde com a cultura do Pará", enfatizou o governador.

Arte – Na área do Festival, Helder Barbalho visitou todos os estandes e cumprimentou os artesãos. "É uma satisfação voltar para a 16ª edição de um evento que é de cultura e arte, que prestigia uma vocação tão bela desse povo, que nos brinda", disse. 

Hospital - O governador reforçou ainda a importância de fortalecer micro e pequenos empreendedores, que contribuem para o pleno e efetivo desenvolvimento do Pará. "A Prefeitura pode sempre contar com nosso apoio. O convênio para as obras de pavimentação é mais uma forma de ajudar, para que a cidade fique mais bonita e melhor", acrescentou, informando ainda que está prevista para o segundo semestre deste ano a inauguração do Hospital Santa Rosa, para beneficiar todo o Baixo Tocantins.

O superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, declarou sua satisfação com a missão de viabilizar o “Cidades Empreendedoras” em 10 municípios paraenses. "Estamos trazendo 32 soluções para acelerar uma economia que já é crescente, no sentido de proporcionar ainda mais desenvolvimento, para que as pessoas que produzam aqui vendam aqui, e façam a renda circular. Economia forte, pulsante, para gerar renda e emprego, traz o que é primordial para o cidadão: menos violência; mais educação", destacou.

Para ele, a parceria com o Governo do Estado fortalece ainda mais as ações de entidades como o Sebrae. "Mais uma vez a gente se apropria dessa marca importante, aos esforços de um governo que quer unir para desenvolver potencialidades. Assim como o governador, nós também queremos que os mercados vejam tudo o que é o Pará, e levar maravilhas como o miriti para o Brasil e para o mundo", ressaltou Rubens Magno.

O secretário Iran Lima também reforçou a importância da junção entre cultura popular, turismo e geração de emprego e renda. "Temos que trabalhar para gerar tudo em cadeia", pontuou. O presidente da Alepa reiterou a total harmonia entre os poderes Legislativo e Executivo nas ações. "É um trabalho conjunto para melhorar a qualidade de vida da população, e é nosso dever prestigiar esta manifestação cultural e artística de Abaetetuba", afirmou.