Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Matéria de 'O Estadão' convida a descobrir as belezas e riquezas do Marajó

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/05/2019 17h07

O exuberante Arquipélago do Marajó, ao norte do Estado do Pará, é tema de matéria publicada nesta terça-feira (21), na seção Viagem, do site do jornal O Estado de S. Paulo (Estadão). Sob o título "Como explorar a ilha dos búfalos e do carimbó", a matéria é um convite irrecusável para conhecer as belezas e peculiaridades desta surpreendente região do território paraense, que fica, por via fluvial, a 87 quilômetros da capital, Belém.

Com texto e fotos assinados pela jornalista Bruna Toni, ganham destaque o ritmo contagiante do carimbó, a milenar cerâmica marajoara, a tranquilidade das praias, a riqueza natural dos mangues e os passeios pelas tradicionais fazendas, onde uma das atrações é passear sobre o lombo de um búfalo, animal que chegou ao Brasil oriundo da Índia, Itália e África, mas que se tornou símbolo do Marajó e deu ao Pará o título de maior produtor do País.

Com um potencial turístico incontestável, o Marajó é considerado um dos destinos prioritários no território paraense, e "Produto Estrela" no planejamento da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Destaque em feiras nacionais e internacionais do setor, que despertam o interesse de operadoras turísticas e de agentes de viagem, o arquipélago marajoara, com 16 municípios, possui atrativos que possibilitam a exploração mercadológica e a comercialização de vários segmentos turísticos, como de sol e praia, rural, cultural, ecoturismo e de aventura.

Já no primeiro semestre de 2019, a Setur promoveu oficinas de capacitação do Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, nos municípios de Soure e Breves. O objetivo principal da Secretaria é incluir todas as cidades do Marajó no Mapa do Turismo Brasileiro, elaborado pelo governo federal, o que garante recursos do Ministério e de emendas parlamentares.