Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FISCALIZAÇÃO

AGE e Prodepa estudam parceria para compartilhar dados

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/05/2019 16h14

Melhorar a transparência das ações públicas foi o objetivo da reunião entre o auditor-geral do Estado, Giussepp Mendes, e a equipe da Prodepa, a empresa de tecnologia do governo estadual, na tarde desta quarta-feira (22), em Belém. O encontro foi o primeiro passo para a parceria que busca viabilizar o desenvolvimento de ferramentas que otimizem o funcionamento da máquina pública.

A partir dos dados produzidos pelas secretarias estaduais, a Prodepa fará um panorama das ações a serem executadas pela Administração Pública. Com o auxílio do programa Business Intelligence (BI), já implementado pela empresa e que agora vem sendo atualizado, as informações organizadas e compartilhadas darão suporte aos órgãos, favorecendo a tomada de decisões e o monitoramento dos resultados.

"O BI é um instrumento importante para os gestores. É uma ferramenta muito utilizada por empresas públicas e privadas, que buscam excelência em seus negócios", disse o diretor de Desenvolvimento de Software da Prodepa, Gustavo Costa.

A Auditoria Geral do Estado participa da parceria não apenas como fornecedora de informação, mas também como consumidora desses dados, que são fundamentais para o andamento dos processos de investigação preliminar instaurados pelo órgão. "A parceria com a Prodepa vai garantir mais efetividade nas análises. Como órgão fiscalizador, teremos muito mais condições de acompanhar onde e como os recursos públicos estão sendo aplicados, já que o BI garante um raio x de todas as ações executadas pela administração", ressaltou o auditor-geral Giussepp Mendes.

A reunião também contou com a participação da gerência de Transparência da AGE. Outros encontros para o detalhamento da parceria já estão agendados.