Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARTÍSTICA

Ginastas paraenses disputam torneio no Rio com apoio da Seel

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/05/2019 17h02

Onze atletas paraenses de ginástica artística receberam incentivo da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e seguem para o Rio de Janeiro, onde disputarão o 34° Torneio Nacional de Ginástica Artística, a ser promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), de 5 a 9 de junho, no Parque Olímpico Arena III.

Calina Foro, Lia Alves, Bruna Gomes, Ludmila de Lima, Ana Gabriela Soares, Juliana Ramos e Francine Dias tem idade entre 9 a 13 anos e irão competir nas categorias Pré-infantil, Infantil e Juvenil. “As ginastas irão se apresentar no solo, salto, salto sobre a mesa, trave de equilíbrio e paralelas assimétricas. A expectativa é trazer medalhas”, afirma o técnico Ulisses Lima.

Deste grupo contemplado com apoio do órgão estadual, sete ginastas são alunas do projeto Talentos Esportivos, uma iniciativa da Seel em parceria com Universidade do Estado do Pará (Uepa), que tem o objetivo de incentivar crianças e adolescentes para a prática esportiva. Atualmente, 600 jovens são atendidos.

“Isso significa que a Seel apoia atletas de todos os esportes. São pessoas que muitas vezes não têm condições para se deslocar para outro estado e a secretaria está de braços abertos. Temos recebido atletas de várias modalidades e, com certeza, o que nós pudermos fazer, nós vamos fazer e isso é o governo estadual em todo o Pará e o Pará em todo o Brasil”, ressaltou o secretário de Esporte e Lazer, Arlindo Silva.

Desempenho – Embora considere o nível das outras ginastas muito bom, Calina, de 13 anos, confia em seu desempenho no torneio. “Eu acredito que vou me sair muito bem em todos os aparelhos, principalmente, no salto. Eu, as outras meninas e o nosso técnico estamos nos dedicando bastante”, enfatizou a ginasta.

A mãe de Calina, Eliete Foro, está ansiosa com a proximidade do evento e afirma que não só sua filha, mas como todas as outras meninas estão em condições de vencer na competição. “A expectativa é boa. As meninas estão treinando bastante, se dedicando para lapidar as séries. Têm tudo para conquistar um lugar no pódio”, disse Eliete, que também é mãe dos ginastas Carolina e Péricles.

Os demais atletas que participam do evento apoiados pela secretaria são Michel Campos Filho, Amada Emanuele Lima, Raina Ribeiro e João da Silva.