Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Iasep alerta para os riscos do glaucoma

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/05/2019 13h33

O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é celebrado todo 26 de maio. A data foi criada para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. O glaucoma é considerado a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Na maioria dos casos, não apresenta sintomas até já estar em estágio avançado.

O glaucoma nada mais é do que o aumento da pressão intraocular, ou seja, dentro dos olhos, que vai gradativamente causando diminuição da visão. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, a doença atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos, afetando cerca de um milhão de pessoas.

Segundo o oftalmologista do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep), Fernando Dias, infelizmente a condição não tem cura e é por isso que o tratamento é fundamental para se ter o controle da doença. “Enxaqueca, miopia e apneia do sono são alguns dos sintomas apresentados quando o problema já está avançando. Pessoas negras, com mais de 40 anos, diabéticos e com histórico familiar de glaucoma fazem parte do grupo mais afetado. Caso você se encaixe em um dos requisitos, procure um oftalmologista urgentemente”, recomenda o médico.

O melhor tratamento vai depender de cada paciente e de como os olhos vão reagir às intervenções. Pode ser feito por meio de colírios, laser ou até mesmo cirurgias. Para o segurado do Iasep Adiel Andrade Costa, de 52 anos, o uso do colírio de 12 em 12 horas foi a solução, após descobrir que era portador da doença, há dois anos.

“Eu tinha enxaquecas terríveis, a ponto de não conseguir dormir. Quando notei que o que eu estava sentindo não era normal, procurei o oftalmologista e recebi o diagnóstico. Já suspeitava que poderia ser glaucoma, pois minha mãe também faz tratamento. Após o uso do colírio, até o meu humor mudou, já que as dores haviam sumido”, conta Adiel.

O militar da reserva esteve na sede do Iasep para solicitar, pelo segundo ano consecutivo, o aumento de cotas, por meio do Programa de Procedimentos Adicionais, que beneficia pessoas com doenças crônicas. No caso de glaucoma, o segurado cadastrado no programa tem direito, além das cotas anuais regulares, a mais consultas e exames especializados, como retinografia, tonometria e ceratoscopia. O objetivo é garantir que a pessoa com a doença tenha garantido todo o tratamento necessário. Em 2018, o Iasep cadastrou um total de 120 segurados no programa.

*Texto: Crystine Vasconcelos