Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BENEVIDES

Governo entrega escola reformada e assume compromisso com novo hospital

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/05/2019 17h34

O governador do Pará, Helder Barbalho, reinaugurou no final da manhã deste sábado (11), em Benevides, município da Região Metropolitana de Belém, a Escola Estadual de Ensino Médio e Técnico Profª Ana Teles, que passou por reforma e ampliação, com um investimento superior a R$ 2 milhões, recursos dos governos federal e estadual. Acompanhado pela secretária de Estado de Educação, Leila Freire; pelo presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Daniel Santos, e pelo prefeito de Benevides, Ronnie Silva, o chefe do Executivo estadual conheceu os 32 espaços da escola, todos climatizados, e se comprometeu a continuar investindo na educação pública do Pará, com vistas a melhorar os indicadores do Estado.

A Escola Profª Ana Teles foi fundada em abril de 1980 e, desde então, havia passado por pequenas intervenções, mas nada como o que se viu agora, com a reforma iniciada há quatro anos, e finalizada pela atual gestão. Antes das obras, o prédio estava em situação precária, contou o professor de Física Júlio Pinheiro, servidor da instituição há 11 anos. Morador de Benevides desde os 15 anos de idade, ele estudou na escola.

“Sem dúvida, hoje a escola passou por uma evolução muito grande, depois de uma reforma que foi bastante desgastante, mas que, felizmente, foi concluída. É muito positivo poder ensinar em um ambiente como esse, pois a gente vê que, de fato, o aluno consegue aprender. É um ganho pra ele e para o professor, também”, destacou.

Segundo a diretora da instituição, Márcia Gleyb, a Escola Ana Teles atende a 1.256 estudantes do ensino médio, nos três turnos. Com a reinauguração, a escola passa a oferecer também cursos técnicos para alunos e demais pessoas da comunidade, nas seguintes áreas: informática, manutenção e suporte em informática e gestão e empreendedorismo.

Para isso, conta com 13 salas de aula climatizadas; quatro laboratórios; biblioteca; sala de informática; secretaria; sala de arquivo; sala de professores; cozinha; lavatório; depósito de alimentação; sala de direção; sala para uso da Unidade Seduc na Escola (USE) 18; quadra coberta com arquibancada e auditório para 80 pessoas.

“Quando chegamos aqui, tudo estava muito bagunçado, mas a nossa missão foi justamente garantir o direito de aprender do aluno. Para isso, a reforma foi fundamental, porque agora temos uma boa estrutura e equipamentos. Só temos a agradecer ao governo do Estado por atender a esse desejo antigo da comunidade”, frisou a diretora.

Segundo Lucas Lima, 16 anos, aluno do 3° ano do ensino médio, “antes da reforma, a situação estava bem difícil. As turmas precisavam dividir sala umas com as outras, o que era bem difícil para os professores, além do calor imenso”. Com melhores condições de ensino, ele já planeja se formar em Letras e seguir a carreira de professor.

Reformas – A secretária Leila Freire informou que esta foi a sétima escola entregue no Pará desde o início da atual gestão. Segundo ela, hoje, quase 75% das 933 escolas da rede pública estadual estão precisando de reparos na infraestrutura.

Por isso, o governo do Estado já determinou o aporte de R$ 50 milhões, que serão usados para melhorar essas escolas, as quais deverão começar a receber obras no mês de julho, no período de férias escolares. O objetivo é que até o final deste ano mais de 50 instituições de ensino, completamente revitalizadas, sejam entregues à população em todo o Estado.

Compromisso – O governador Helder Barbalho agradeceu a todos os professores da rede estadual pelo entendimento alcançado nesta semana, quando foi acertado o reajuste salarial para a categoria, e reiterou seu compromisso com o pagamento do piso do magistério.

“Estamos trabalhando para melhorar as contas públicas e, assim, podermos honrar com este compromisso. Precisamos melhorar os prédios, as estruturas, as estratégias pedagógicas, mas também a motivação dos envolvidos, para fidelizar o nosso aluno e, assim, construir um novo tempo para a nossa educação. Parabéns a todos os que fazem a Escola Ana Teles!”, declarou o governador.

Hospital Municipal – Depois da cerimônia de reinauguração da escola, a pedido do prefeito Ronnie Silva, Helder Barbalho visitou o espaço da antiga Maternidade do Povo, na sede municipal de Benevides. A área foi desapropriada pela Prefeitura para a construção do Hospital Municipal de Benevides.

O governador assumiu o compromisso de firmar convênio com a Prefeitura para a construção e adequação do antigo hospital. “Tão logo a Prefeitura finalize o projeto, vamos voltar aqui para assinar o convênio, o que, esperamos, seja já no próximo mês”, ressaltou Helder Barbalho.