Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NESTA SEXTA-FEIRA

São João de Pirabas recebe mais uma edição da Ação Cidadania

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/05/2019 10h16

O município de São João de Pirabas recebe, nesta sexta-feira (10), mais uma edição da Ação Cidadania. A iniciativa ocorre no dia do aniversário da cidade e é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Fundação Parápaz. Serão prestados serviços nas áreas de saúde e cidadania.

No último sábado (4), uma ação foi realizada na Colônia de Pescadores, onde foram feitos atendimentos à população, como emissão de certidões de nascimento, consultas com médicos especialistas, dentre outros.

Atendendo principalmente a pessoas de baixa renda, a Ação Cidadania em Pirabas, como é conhecido o município do nordeste paraense, será no Campo do Bacuri, das 8 às 17h. No local, haverá consultas nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Ortopedia, além de vacinação, avaliação nutricional, verificação de pressão arterial e realização de testes de glicemia, HIV, sífilis e hepatite virais.

Haverá ainda atendimento odontológico, aplicação tópica de flúor, distribuição de kits de higiene bucal e escovação supervisionada. Também está programada a emissão de cartão do SUS, carteira de identidade e agendamento para Carteira de Trabalho. Quem estiver precisando tirar a 1ª ou 2ª via de documentos como certidão de nascimento, casamento e óbito, será encaminhado a cartórios para a realização do procedimento.

A Ação Cidadania também oferece orientação jurídica e empresarial, atividades sob a responsabilidade da Defensoria Pública do Estado e do Sebrae, dois grandes parceiros da Fundação Parápaz na realização do evento. A iniciativa é feita em conjunto com outros órgãos do Governo do Estado para garantir o atendimento dos serviços de saúde e cidadania à população.

Atendimentos – Desde o início da atual gestão, já foram realizadas Ações Cidadania nas regiões Metropolitana de Belém, Baixo Amazonas, Sudeste e Nordeste paraense. Nessas ocasiões, foram feitos 17.462 atendimentos. Em Santarém, foram 5.309 atendimentos, em Parauapebas, 2.644, em Marabá, 4.751, e, em Belém, 1.723, sendo a ação feita durante o aniversário do Complexo do Ver-o-Peso.

Em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, foram feitas duas ações, uma no bairro do Distrito Industrial, com 1.296 atendimentos, e outra em parceria com o IFPA, com 380 atendimentos de saúde e cidadania. Em Pirabas, foi prestado serviço a 1.359 pessoas no último dia 4 de maio. Na ocasião, foram emitidas certidões de nascimento (100) e RG (100), além de terem sido feitos atendimentos jurídico (157) e odontológico (136), consultas com ginecologista (72) e pediatra (67). A próxima Ação Cidadania será na região do Marajó, ocorrendo nos municípios de Soure e Breves.