Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESAFIOS

Centro de Reabilitação participa de movimento inclusivo no Marajó

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/05/2019 14h22

O diretor executivo do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), José Neto, participou do I Encontro Intermunicipal da Pessoa com Deficiência (PcD): desafios e  perspectivas no Marajó, promovido pelo Movimento de Inclusão no Marajó, realizado nesta quinta-feira (2), na Câmara Municipal de Soure.

O encontro reuniu profissionais e gestores de diversos setores das esferas estadual e municipal, com a finalidade de discutir, elaborar e firmar parcerias que possam contribuir com os direitos da PcD, oferecendo igualdade de oportunidades a todos os indivíduos.

José Neto compôs a mesa oficial do evento e falou sobre o acesso aos serviços de saúde oferecidos pelo CIIR com o intuito de estreitar e fortalecer as parcerias com vistas ao atendimento da Pessoa com Deficiência (PcD) no Estado.

“A inclusão e acessibilidade são ferramentas fantásticas para assegurar os diretos da PcD no Estado”, destacou o gestor ao comentar que, percorrer o Marajó, considerando toda logística e dificuldades, exige um espírito de superação e engajamento necessários para levar a inclusão e acessibilidade a todas as comunidades.

Marajó – A entidade foi criada em 2015 em apoio e promoção da PcD na região do Marajó, por meio de incentivo para implementação e/ou implantação de políticas públicas voltadas para a qualidade de vida desse segmento da sociedade. Atualmente, cerca de 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, segundo o IBGE.

Estrutura – O Pará avançou na área da saúde pública e inclusão social com o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação, que oferece assistência à Pessoa com Deficiência (PcD) física, mental, intelectual, auditiva e visual de todas as faixas etárias, prezando pela acessibilidade, assistência segura, de qualidade e humanizada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para ter acesso aos serviços, o usuário deve ser encaminhado, exclusivamente, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde a Central de Regulação de cada município envia à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme perfil do usuário, por meio do Sistema de Regulação.

Serviço: O Centro funciona em um prédio na Rodovia Arthur Bernardes, 1.000. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.