Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Reunião discute oportunidades de negócios para microempresas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/05/2019 09h28

As atuais oportunidades de novos negócios e a internalização de compras públicas estão entre os tópicos principais da pauta da 1º Reunião Anual do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Pará - Edição 2019 (Femep). O evento iniciou às 9h, desta sexta-feira (3), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Pará (Sedeme). A reunião técnica é conduzida pelo titular da secretaria, Iran Lima, na condição de presidente do Fórum.

“Todas as 17 instituições e entidades que integram o Fórum foram convidadas, e ainda lideranças representativas do segmento das microempresas e empresas de pequeno porte que operam na economia paraense. Temos muito o que discutir e trabalhar em conjunto daqui para frente para fortalecer ainda mais esse importante setor de nossa economia’’, frisou o secretário.

O Fórum Estadual das MPEs do Pará mobiliza o segmento e tem atuado para assegurar benefícios como a ampliação da participação do setor nas compras governamentais, à facilitação de acesso ao crédito e estímulo à inovação e à educação empreendedora, além da simplificação de procedimentos internos.

Em 2018, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia (Caged), as MPEs foram responsáveis pelo saldo positivo de quase 15 mil novas vagas de trabalho no Pará, contribuindo com 19.206 novos postos de trabalho formais. No mesmo período, as médias e grandes empresas, e ainda a Administração Pública, perderam respectivamente, 4.385 e 29 vagas.

Além da Sedeme, integram o Fórum Estadual das Micros e Pequenas o Sebrae Pará; as secretaria estaduais de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet); da Fazenda (Sefa); de Administração (Sead); Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa); Federação das Associações e Entidades de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Pará (Femicro); Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa); e Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará (CRC/PA), entre outras instituições