Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DOAÇÃO DE SANGUE

Estação Castanheira completa três anos de atividades

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/12/2017 00h00

Estrategicamente instalada na principal via de entrada e saída de Belém, a BR-316, no térreo do Pórtico Metrópole, a Estação de Coleta Castanheira completa três anos de funcionamento neste mês. A unidade faz parte da política de descentralização do serviço de coleta de sangue da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), que tem como sede o hemocentro coordenador localizado no bairro de Batista Campos.

Ao facilitar o acesso do doador de sangue, o espaço tornou-se referência na hemorrede paraense. Segundo a gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, Juciara Farias, “do universo de bolsas coletadas em Belém, 30% vem da Estação Castanheira. Todos os meses, uma média dois mil candidatos à doação passam nessa nossa unidade. E esses resultados devem ser celebrados junto com a população, que é quem de fato ganha com isso.”

A Estação de Coleta Castanheira tem capacidade para coletar até 100 bolsas de sangue por dia, e recebe uma média de 80 voluntários nesse mesmo intervalo. “Consideramos esse número excelente. Além disso, 50% dos doadores que comparecem são de repetição, ou seja, doam com frequência, e as outras são espontâneas, sem motivação específica”, ressalta a gerente.

Uma dessas pessoas é a dona de casa Marlia Patrícia da Silva, doadora há mais de 10 anos. “Comecei a doar porque o marido de uma amiga minha sofreu um acidente e precisou de sangue. Desde então, virei doadora frequente. A gente só vê a importância desse ato quando alguém próximo precisa. É uma forma tão simples de ajudar a salvar vidas”, comenta.

Marlia é moradora do distrito de Icoaraci. Para ela, a inauguração da Estação de Coleta Castanheira facilitou muito a ação voluntária. “Era muito complicado pra mim ter que me deslocar até o bairro Batista Campos. Já a implantação dessa unidade tornou tudo mais simples. Pego um ônibus e desço pertinho daqui”.

O espaço onde funciona a unidade foi cedido pela Prefeitura de Belém, com apoio do Shopping Castanheira, que, inclusive, faz ações de incentivo à doação de sangue. “Fazemos um agradecimento a todos que direta ou indiretamente contribuem para a realização do nosso trabalho. Em especial à prefeitura e ao shopping, que nos ajudam diariamente”, diz Juciara.

A gerente ressalta, ainda, que em épocas festivas como o Natal e o reveillon, quando normalmente as doações de sangue costumam reduzir, a Estação acaba sendo uma ótima alternativa para os voluntários. “Quem vai pegar a estrada pode passar na nossa unidade e deixar um pouco de solidariedade para quem precisa.”

Descentralização - A Fundação Hemopa tem planos de expandir a descentralização do atendimento aos doadores de sangue, implantando outros espaços de coleta em Belém. Além disso, são organizadas campanhas em espaços de instituições parceiras e também com o apoio da unidade móvel do hemocentro.

Outra estratégia do Hemopa para facilitar o acesso de doadores é o projeto “Caravana Solidária”. A iniciativa consiste em garantir o transporte de pequenos grupos de pessoas, que se organizam em prol da doação de sangue, até a sede do hemocentro. “A unidade móvel e a Caravana Solidária (que utiliza um micro-ônibus com capacidade para 30 lugares) são duas alternativas de acesso que disponibilizamos aos doadores voluntários para ampliar o número de bolsas coletadas”, finaliza Juciara.

Serviço: A Estação de Coleta Castanheira funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 as 17h.