Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE

Governo do Pará discute incentivo a novas economias na Amazônia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/04/2019 15h08

Na manhã desta quinta-feira (25), no Palácio do Governo, em Belém, o governador Helder Barbalho se reuniu com a presidente do Instituto Dialog, Liane Freire, o diretor presidente da Biotec Amazônia, José Seixas Lourenço, e com titulares e representantes das secretarias estaduais de Educação (Seduc), de Desenvolvimento (Sedeme), de Ciência e Tecnologia (Sectet) e do Banco do Estado do Pará (Banpará), quando tratou de investimentos em novas economias e o interesse em projetos que beneficiem o Pará, e a Amazônia de modo geral, a partir de duas diretrizes: “bioeconomio”, a economia da floresta, e infraestruturas sustentáveis.

Durante a reunião, Helder Barbalho pediu que fosse criado um grupo, com representantes de várias secretarias, para de forma integrada desenvolver uma proposta que possa ser levada para um evento, marcado para junho próximo, com family offices (famílias ricas) internacionais, a fim de mostrar o quanto o Pará consegue se estruturar nessa direção e liderar um movimento, na Amazônia, para atrair esses recursos.

Segundo Liane Freire, “a gente tem um esforço agora interno de estruturar, com esse objetivo mais imediato de junho, mas com um objetivo maior de longo prazo, de estabelecer parceria com os investidores nessa direção”.

José Seixas Lourenço ressaltou a receptividade do governador e da sua equipe, e destacou que “a visão do governador é muito clara do papel que o Pará desempenha, e o governador tem tido um papel muito grande de liderança junto aos demais governadores, em especial da Amazônia”. Ele citou uma reunião, realizada há quase um mês em Macapá (AP), na qual o Pará teve um papel importante, e anunciou um novo encontro no Estado do Tocantins.

O diretor presidente da Biotec informou que foi criado um consórcio da Amazônia Legal, visando ao desenvolvimento sustentável da Amazônia. A presença do governador do Pará na reunião, segundo ele, vai marcar a presença de Helder Barbalho não só como chefe do Executivo paraense, mas “como uma grande liderança junto a esse consórcio que foi recentemente formado”.