Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BRAGANÇA

Liceu oferta primeiro Curso de Musicalização para Professores

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/04/2019 20h15

O Liceu da Música, localizado no município de Bragança, na região nordeste, institucionalizado este ano como 21º campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), inicia as ações educacionais com a realização do primeiro curso livre de música de 2019, a partir desta segunda-feira (22). O Curso de Musicalização para Professores é destinado a profissionais das séries iniciais do ensino fundamental, e oferta 80 vagas, divididas em 40 para educadores da rede municipal de ensino e 40 para docentes da rede estadual.

As atividades ocorrem entre os dias 22 e 26 de abril, das 8 às 12 h e das 14 às 18 h. Interessados devem procurar as sedes dos sistemas a que estão vinculados (Secretaria Municipal de Educação ou 1ª URE - Unidade Regional de Educação, em Bragança).

As aulas serão ministradas pela professora Valdeciria Lamêgo, especialista em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM), e pelo responsável técnico administrativo do Liceu da Música, professor Cláudio Trindade, mestre em Artes/Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa resulta da parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e o Curso de Licenciatura Plena em Música da Uepa.

A autoria da proposta de cursos de extensão do Liceu é da professora Eliana Cutrim, coordenadora do curso de Licenciatura Plena em Música da Uepa e mestre em Ciências da Educação - Docência Universitária pelo Instituto Pedagógico Latino-Americano e Caribenho.

Ela ressalta o diálogo entre a Universidade e as manifestações populares da Região do Caeté no projeto educacional do espaço. "Bragança se destaca pela  marujada, shottisch (dança de origem europeia) e pela construção e utilização da rabeca nas composições. Unir o conhecimento da população com o que já desenvolvemos na Academia é de grande valia para o desenvolvimento musical de ambas tradições do conhecimento", explica Eliana Cutrim.

Identidade histórica - Para a pró-reitora de Extensão, Alba Raithy, o primeiro curso ofertado pelo Liceu da Música agrega valor à Universidade pela identidade histórica e pelo patrimônio artístico-cultural da região. Alba Raithy reforça que será o início de um trabalho para benefício da comunidade, por meio de ações interculturais da Uepa. "Este curso é o marco inicial das atividades que serão disponibilizadas à comunidade como contrapartida das ações a serem implementadas no intuito de contribuir para o desenvolvimento local e regional", informa.

Segundo Cláudio Trindade, a relação entre a cultura popular e o conhecimento acadêmico simboliza uma troca fértil para a cultura de todo o Pará. "Há uma expectativa muito grande em torno desse primeiro curso, em relação ao contato primoroso do conhecimento acadêmico com o potencial artístico presente nessa região, rica em manifestações culturais. A importância, do ponto de vista cultural, é considerar a riqueza musical da região e a oportunidade de contribuir com o conhecimento acadêmico", diz o professor.

Liceu da Música - O prédio do Liceu da Música é resultado da reforma do prédio histórico da Escola Estadual Monsenhor Mâncio Ribeiro, no centro histórico de Bragança. Construído no final dos anos 1920 e inaugurado em 1932 pelo governador Magalhães Barata, o prédio apresenta arquitetura eclética e traços art déco. Após a reforma feita pelo governo do Estado, o espaço abriga 10 salas de aula de música, com recursos acústicos e mobiliário adequados ao estudo de cada instrumento.

O curso de Licenciatura em Música, instituído há 30 anos pela Uepa, é oferecido em quatro municípios: Vigia de Nazaré, Santarém, Marabá e Belém. A presença da Universidade no Liceu amplia as ações para a Região do Caeté. A coordenação do curso contará com a participação de professores efetivos e convidados para ministrarem os cursos livres de formação musical.

Serviço: Curso de Musicalização para Professores, no Liceu da Música - Travessa Oliveira Pantoja, s/n, bairro Riozinho, Bragança. De 22 a 26 de abril de 2019, das 8 às 12 h e das 14 às 18 h. Mais Informações:  Pró-Reitoria de Extensão (Proex da Uepa). Fone: (91) 3299-2279.