Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO URBANO

Governo cede terreno para construção de complexo turístico e de negócios em Marituba

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/04/2019 21h26

O município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB), deverá ganhar, em breve, um complexo cultural, de lazer, turismo e negócios, a ser construído por meio de uma parceria entre a Prefeitura local e o governo do Estado. O primeiro passo para a implementação do projeto foi dado na tarde desta quarta-feira (17), quando o governo do Estado oficializou a cessão de uma área que pertencia à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-PA) para a gestão municipal. O ato contou com a participação do governador Helder Barbalho, de secretários estaduais e de representantes do município, que se reuniram no auditório da Emater, no KM-12 da Rodovia BR-316.

A doação do terreno, que tem 19.470 metros quadrados (m²) de área e conta com alguns prédios em ruínas, era uma demanda antiga da comunidade local. De acordo com o prefeito do município, Mário Filho, há pelo menos três anos o Poder Municipal solicitava ao governo do Estado a cessão da área. “O que ainda não havia sido feito em três anos, o governador Helder Barbalho resolveu em apenas três meses de governo”, enfatizou o gestor.

Segundo Mário Filho, a Prefeitura já está com o projeto pronto para erguer, na área, um centro de convenções, uma feira de produtos agroecológicos e um museu, que vai lembrar tanto a história de Marituba quanto a da estrada de ferro Belém-Bragança, a qual deu origem a várias cidades ao longo de seu trajeto. “Essa área, que agora nos é cedida, antes era usada para guardar materiais inservíveis do governo do Estado. Por isso, agradecemos ao governador pela sensibilidade e vontade política de nos ajudar a realizar um sonho da nossa população”, completou o prefeito.

Creche – Momentos antes da assinatura do termo de cessão, o governador participou da inauguração de uma creche em Marituba, no conjunto Beija-Flor. Durante seu pronunciamento, ele anunciou que, além da cessão do terreno, o governo do Estado ajudará na construção do complexo, com o aporte de recursos. “Seria um grande desperdício que essa área permanecesse obsoleta, sem se integrar ao desenvolvimento urbano de Marituba. Nós, do governo do Estado, precisamos trabalhar pelos 144 municípios paraenses, pois sabemos que é nas cidades que as pessoas vivem e onde surgem as demandas por serviços. E as nossas políticas públicas precisam chegar até elas”, frisou Helder Barbalho.

Na solenidade de inauguração da creche, o governador também acompanhou a entrega, pela deputada federal Elcione Barbalho, de dois veículos comprados por meio de emendas da parlamentar, destinados à Secretaria de Saúde de Marituba. O município completa 25 anos de emancipação em setembro deste ano, e as agendas já fazem parte de um pacote de obras e serviços que estão sendo entregues pela Prefeitura e pelo governo do Estado.

Assistência técnica – Já no auditório da Emater, além da assinatura do termo de cessão do terreno para a prefeitura de Marituba, o governo do Estado firmou um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Benevides (também na RMB), que passará a contar com o programa de assistência técnica e extensão rural. “A agricultura familiar em Benevides vem ganhando uma grande proporção e, sem dúvida, esse convênio só nos ajudará ainda mais a desenvolver esse segmento”, afirmou o prefeito de Benevides, Ronnie Silva.

Helder Barbalho ainda entregou o prédio revitalizado do Núcleo de Geotecnologias, Diagnóstico e Rastreabilidade (NGDR) da Emater. O Núcleo é o responsável por gerar a base cartográfica de todas as áreas assistidas pela empresa nos 144 municípios paraenses. Os mapas especificam a localização de assentamentos, aldeias, comunidades ribeirinhas e outras áreas, e geram procedimentos de rastreabilidade das cadeias animais e vegetais.

“Só podemos agradecer ao governador por todo o apoio e incentivo que tem dado à Emater. Ele assumiu o compromisso de fortalecer a nossa empresa, e tudo o que nós vimos até agora só tem confirmado essa premissa”, ressaltou a presidente do órgão, Cleide Amorim.