Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Cohab celebra 54 anos com cheque moradia e título de regularização

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/04/2019 13h46

Na manhã desta terça-feira (16), o governador Helder Barbalho esteve na sede da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), para participar, junto com o presidente do órgão, José Scaff Filho, das comemorações pelos 54 anos da instituição. Durante a programação foram entregues 54 cheques moradia e realizada a assinatura simbólica de 200 títulos de regularização fundiária.

A manicure Lídia Moraes Siqueira, moradora do bairro do Guamá, em Belém, que cria os três filhos sozinha, disse que o cheque moradia mudou totalmente sua vida. “Esperava o cheque moradia há bastante tempo, pois com essa chuva alagou tudo em casa. Perdi muita coisa, pois ela é de madeira. Com o cheque, vou construir uma nova casa e dar uma vida melhor para os meus filhos”, contou Lídia Siqueira.

Fundada em 13 de abril de 1965, a Cohab - empresa de economia mista -, atua na oferta de infraestrutura e serviços urbanos para famílias de baixa renda. Servidora do órgão há 41 anos, Maria Benedita de Castro Santos, mais conhecida como Bete, disse que tem “orgulho de trabalhar nessa empresa por vários motivos. Aqui eu construí o meu sonho profissional, enquanto assistente social. Consegui o respeito dos meus colegas, o reconhecimento de todo o meu trabalho. Aqui já ganhei duas vezes o título de funcionária padrão. Tudo isso me deixa muito orgulhosa e feliz”.

Ampliação - Para Helder Barbalho, a política habitacional do Estado gera muita expectativa na sociedade. Segundo ele, a população deseja que o Estado seja capaz de promover a regularização fundiária e urbana, para que o sonho da casa própria e do título de propriedade possa ser concretizado. “Eu desejo que a Companhia de Habitação do Estado possa ter a capacidade de trabalhar com eficiência por gestão, para acelerar o processo de regularização. Além disso, que possamos fortalecer o cheque moradia, ampliando os valores disponibilizados, incluindo a mão de obra, como oportunidade também do incremento das ações dos cheques moradias com um olhar para garantir que as unidades sejam melhoradas”, reiterou o governador.

Ele informou, ainda, que já orientou o presidente da Cohab a reestruturar a sede da Companhia. “É fundamental a qualidade de onde se trabalha para interferir diretamente, de maneira positiva, nas condições de trabalho e, consecutivamente, naquilo que os colaboradores estarão produzindo, que é fundamental que isto seja o foco dessa gestão, reestruturando e garantindo condições de trabalho aos servidores”, acrescentou Helder Barbalho.

Prioridades - O presidente da Cohab, José Scaff Filho, explicou que a Companhia já está trabalhando para que neste ano aumente o número de famílias beneficiadas com a casa própria. “As políticas públicas de habitação são prioridades do nosso governo. No caso do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, o nosso objetivo é criar um plano de habitação com um formato voltado para uma gestão interna, em parceria com o Banco do Estado, e reforçando a nossa parceria com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. A questão da habitação é séria, e a nossa missão é garantir que as famílias mais humildes sejam atendidas”, reiterou.

Em março deste ano, a Cohab entregou 320 unidades no conjunto habitacional Quinta dos Paricás, por meio do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, em parceria com o governo do Estado, Prefeitura de Belém e Caixa Econômica Federal, beneficiando cerca de mil famílias do Distrito de Icoaraci, pertencente a Belém.

Durante as atividades do Governo Itinerante no município de Marabá, no início de abril, também foi assinado entre a Cohab e a Superintendência de Desenvolvimento Urbano de Marabá, o Acordo de Cooperação Técnica que trata da execução de ações de regularização fundiária urbana. O Acordo beneficia 2,6 mil famílias que vivem na localidade Liberdade há mais de 30 anos.