Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
STARTUPS

Pará e Irlanda querem firmar parceria para fomentar a inovação tecnológica

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/04/2019 16h57

O governador Helder Barbalho recebeu, no início da tarde desta terça-feira (16), no Palácio do Governo, em Belém, junto com o vice-governador, Lúcio Vale, o embaixador da Irlanda, Sean Hoy, que participa na capital paraense do Fórum das Assessorias de Relações Internacionais das Universidades Brasileiras (Faubai), evento que começou no último dia 13 e prossegue até esta quarta-feira (17). Os secretários de Estado de Ciência e Tecnologia, Carlos Maneschy, e de Desenvolvimento Econômico, Iran Lima, também acompanharam o encontro, em que foram tratadas possíveis parcerias entre o Pará e a Irlanda em diferentes áreas, com ênfase na educação.

Segundo Carlos Maneschy, titular da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectet), um dos temas abordados na reunião foi a inovação tecnológica, já que a Irlanda é uma referência no desenvolvimento e apoio às chamadas startups. Durante a conversa, foi proposta a formação de uma rede que envolva universidades irlandesas e a Universidade Federal do Pará (UFPA), além do Governo do Estado, no fomento às startups paraenses.

Também foram tratadas maneiras de incrementar as parcerias comerciais já existentes entre os dois territórios, uma vez que, hoje, a Irlanda é um grande comprador do alumínio paraense, ao passo que vende para o Estado, principalmente, medicamentos e próteses ortopédicas. “O embaixador nos relatou que há muitos brasileiros vivendo na Irlanda, inclusive envolvidos nesses processos de inovação tecnológica, e a ideia é que a gente possa abrir espaço, também, para os paraenses”, detalhou o secretário Iran Lima.