Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CREDCIDADÃO

Estado entrega mais de R$ 260 mil em microcrédito para empreendedoras

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/04/2019 18h33

Empreendedoras ligadas a instituições, como Associação dos Vendedores Artesanais de Açaí de Belém (Avabel) e Associação de Esposas e Familiares de Praças do Pará, receberam na tarde desta terça-feira (16), no auditório da Casa Civil da Governadoria, em Belém, 53 microcréditos. A entrega dos benefícios, que representam um investimento superior a R$ 268 mil do Governo do Estado, foram entregues pelo governador do Estado, Helder Barbalho. O volume de microcréditos liberados vai gerar mais de 100 postos de trabalho.

Helder Barbalho disse que o CredCidadão é uma oportunidade que o Estado tem de colaborar com o talento e a qualidade profissional de cada um dos beneficiários. Para ele, não se trata de “dar o peixe”, mas sim de impulsionar aqueles que querem caminhar com as próprias pernas. “Hoje, ao total, temos 53 beneficiários, que vão gerar, direta ou indiretamente, 106 postos de trabalho. Ou seja, é um incremento muito importante na vida dessas pessoas. Porém, mais do que isso, é fazer a política pública chegar àqueles que mais precisam, gerando emprego, renda e ocupação. E nós sabemos que onde isso acontece, a criminalidade diminui, o que tem sido um grande desafio para o nosso governo”, ressaltou o governador.

Mulher Paraense - O diretor do CredCidadão, Tércio Nogueira, lembrou que o benefício para mulheres empreendedoras faz parte do Programa Mulher Paraense, lançado no último dia 8 de março, com diversas iniciativas específicas para o público feminino. Dos 53 microcréditos concedidos, 19 foram para empreendedoras da cadeia do açaí e 34 para a linha convencional, que pode ser aplicada a vários empreendimentos.

“O CredCidadão lida diretamente com os anseios, os sonhos das pessoas. Então, precisamos ter muita responsabilidade com esse trabalho. Eu, que sou filho de feirante, sei muito bem o quanto o crédito é importante para o pequeno empreendedor, embora seja ainda uma grande barreira dentro dos bancos. O nosso governador tem sido alguém que abre as portas, e faz com que o crédito possa chegar a quem realmente precisa”, frisou o gestor.  

A professora Larissa Veloso, 27 anos, é filha de um batedor de açaí e mantém o negócio junto com o pai há quase 15 anos. Moradora do bairro do Telégrafo, em Belém, ela foi uma das beneficiárias do CredCidadão. Agora, com o recurso, pretende expandir ainda mais o empreendimento. “Foi com o açaí que o meu pai pagou os meus estudos e do meu irmão. Hoje, eu e ele somos formados, mas eu nunca abandonei o açaí. O nosso ponto tem selo de qualidade, faz o processo do branqueamento e nós queremos exportar para outros Estados. Daí a importância desse crédito, que vai nos ajudar a tornar esse sonho realidade”, contou Larissa Veloso.