Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CURSO

Servidora do Hospital Regional vai concorrer a treinamento no Japão

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/04/2019 15h32

A servidora do Hospital Regional de Conceição do Araguaia, Michele de Pinho Barreiros, foi a selecionada para representar o estado do Pará na etapa nacional do curso “Atividades de Saúde Pública para o Fortalecimento da Saúde Materno-Infantil”, que será ministrado em Okinawa, no Japão. O treinamento é disponibilizado pela Japan International Cooperation Agency (Jica) e será realizado no período de 22 de maio a 13 de julho deste ano.

A servidora, ligada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), é enfermeira e, atualmente, coordena o setor obstétrico do hospital. Ela conta que ficou feliz com a notícia e falou sobre o que a motivou a se inscrever na seleção. “A minha expectativa, caso eu venha a realizar o curso, é realmente que eu possa trazer experiências inovadoras para o Estado e que sirvam de incentivo para que as ações sejam realizadas”, considerou. “É uma oportunidade única que pode contribuir para que se faça um trabalho ainda melhor na Região. Espero que dê tudo certo e que eu possa participar do treinamento”.

A candidatura e a documentação de Michele de Pinho Barreiros, agora, seguem para apreciação do escritório da Jica em Brasília, responsável por realizar as demais etapas da seleção.

Curso – O curso “Atividades de Saúde Pública para o Fortalecimento da Saúde Materno-Infantil” tem como objetivo proporcionar apoio aos responsáveis pela gestão de enfermagem por meio das experiências de Okinawa e de outras cidades do Japão, para desenvolver planos de melhoria, que poderão gerar grandes efeitos à saúde materno-infantil dos países participantes.

Formado por cerca de 160 ilhas, Okinawa está situada no extremo sul do Japão. Em decorrência de sua própria reconstrução após a Segunda Guerra Mundial, questões materno-infantis se tornaram prioridades. Diante da situação de extrema escassez de assistência de saúde gerada pela guerra, o governo regional de Okinawa atuou na implementação de iniciativas destinadas a melhorar os sistemas de saúde e, com o esforço, conseguiu alcançar a cobertura universal de saúde.

Ao todo, serão selecionados seis participantes que viajarão para o Japão para participar do programa. As passagens de ida e volta, assim como as despesas com hospedagem, alimentação e gastos diários serão custeados pela Jica.

Resultado – O resultado final da seleção será comunicado por meio do escritório da Japan International (ou da Embaixada do Japão) até 22 de abril de 2019.