Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM VIGIA

Calouros do campus da Uepa participarão de Ecotrote

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/04/2019 11h51

O Campus XVII da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Vigia, realiza, a partir desta terça-feira (16), a celebração da chegada dos novos alunos de Pedagogia e Matemática com uma proposta nova: o ecotrote. A programação visa conectar o indivíduo e o meio ambiente a partir de uma construção identitária, estimulando o laço de afinidade entre o calouro e o campus. O evento culminará com uma apresentação de Mestre Solano, conhecido como o rei da Guitarrada no Pará.

A coordenadora geral da equipe que organiza o trote, professora Katia Melo, viu o momento certo para decretar o fim dos trotes humilhantes ou violentos. Ao invés disso, os novos alunos recolherão pneus e madeiras para reciclagem. “Queremos estabelecer relação entre os alunos e a natureza, para que o que iria para o lixo se transforme em um produto na perspectiva da educação de paz”, anunciou Melo.

O que antes era lixo se transformará em móveis e objetos para uso no campus, criando um espaço de convivência. A Embrapa participará doando diversas mudas de plantas para plantio. Além do ecotrote, a programação apresenta diversos debates, rodas de conversa e oficinas que buscam introduzir o aluno à realidade do Ensino Superior. Este ano, o acolhimento traz o tema “Universidade e diversidade: um olhar para a educação na Amazônia”.

No primeiro dia, um tema atual entra em debate: o empoderamento feminino. Uma roda de conversa sobre educação inclusiva foi incluída no evento, na tarde da próxima quinta-feira (17). A importância deste debate teve sua urgência renovada no Campus, que recebe este ano suas primeiras alunas com deficiência. A abertura oficial contará com representantes da gestão superior, da direção do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e dos coordenadores dos cursos.

A comunidade externa também será bem-vinda. Os interessados devem contribuir com um quilo de alimento não-perecível, que será doado para a Pastoral local. 

Acesse a programação completa aqui.