Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SANTA CASA

Profissionais participam de curso para lidar com situações difíceis

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/04/2019 16h58

O dia a dia dos profissionais de saúde é cheio de desafios. Cada dia de trabalho, cada paciente e familiar, cada situação é única e pede um olhar diferenciado. Mas existem momentos mais delicados, como a descoberta de uma doença, o agravamento do estado de saúde e até a morte de um paciente. Para aprender a lidar com essas situações que um grupo de mais de 30 profissionais da Santa Casa participaram, no último fim de semana, de um curso sobre Comunicação Difícil. 

Assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais de saúde, que atuam nas áreas hospitalares, prestando assistência aos pacientes, fizeram uma espécie de imersão em conceitos, técnicas e ferramentas que podem ajudá-los a melhorar sua abordagem a pacientes e familiares quando precisarem fazer esse tipo de comunicação.

O médico Daniel Lima viu no curso uma oportunidade de melhorar os cuidados que presta aos pacientes que atende. “Já sou formado há 19 anos, mas eu vi que essa capacitação é fundamental e está me trazendo muito aprimoramento, principalmente, por me ensinar a desenvolver a empatia, que é eu me colocar no lugar do paciente e também de oferecer a esse paciente o melhor pra ele”, considerou o médico.

O curso foi promovido por uma instituição especializada na área de comunicação em saúde, que conta com instrutores capacitados para orientar os profissionais. De acordo com um dos coordenadores do curso, Douglas Crispim, especialista em geriatria e cuidados paliativos, o objetivo é oferecer os princípios básicos da comunicação de notícias difíceis, atualizando e ajudando os profissionais de saúde, para que eles saibam conduzir reuniões e comunicações com familiares, além de atuar também em situações de conflito, que podem ocorrer, beneficiando todos envolvidos.

“A capacitação traz benefícios aos pacientes, que vão ser atendidos por profissionais mais bem conectados com as suas necessidades e vão ser assim melhor cuidados. Beneficia também os familiares, pois uma boa comunicação ajuda a reduzir o estresse dos cuidadores, evitando conflitos, que, muitas vezes, são a única forma do familiar comunicar o seu sofrimento. E por fim, beneficia os profissionais de saúde, que com as técnicas mais adequadas vão estar mais tranquilos e satisfeitos com o trabalho, o que também se reflete na melhoria dos resultados das instituições”, esclarece o instrutor.

O curso é mais uma ação da Fundação Santa Casa com o objetivo de qualificar os servidores e melhorar o atendimento prestado aos pacientes.