Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE

Hospital Regional em Santarém reaproveita 100% do lixo orgânico

Por Redação - Agência PA (SECOM)
05/04/2019 17h14

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, no oeste paraense, reaproveitou no ano passado 142,9 toneladas de resíduos, superando em 28,9% o número de 2017. Desse total, 53,1 toneladas foram de lixo orgânico. A unidade, pela primeira vez, conseguiu absorver toda a quantidade gerada de resíduos orgânicos ao longo do ano.

Dois fatores foram fundamentais para esse resultado. O primeiro foi a queda na geração de resíduo, passando de 72,6 toneladas (em 2017) para 53,1 toneladas (em 2018). O segundo foi a ampliação da capacidade do projeto de compostagem, passando de 35,3 toneladas reaproveitadas (48,6% em 2017), para 53,1 toneladas - 100% em 2018.

“Orientar nosso público interno sobre o desperdício de alimentos, por meio de campanhas, foi importante para reduzir a geração de resíduos. E com o processo de compostagem nós conseguimos evitar que esse material fosse para o aterro sanitário. Hoje, ele é todo absorvido dentro do próprio hospital e, assim, podemos gerar o adubo que precisamos para o projeto da horta caminhar”, informou a coordenadora do projeto, Ádrea Moreira.

Parceria da Emater - O Projeto Compostagem e Horta Orgânica foi lançado em outubro de 2015, e envolve um processo biológico que transforma matéria orgânica em composto rico em substâncias e nutrientes para o uso em jardins e hortas. Os resíduos, que antes eram desperdiçados, passaram a ser aproveitados em benefício da comunidade do hospital. O projeto conta com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PA).

Uma horta é cultivada na área externa da instituição. Em 2018, 929 quilos de verduras, legumes e frutas foram colhidos. Com isso, a unidade contribui com o meio ambiente, reduz gastos com a compra de alimentos e proporciona uma alimentação mais saudável para usuários, acompanhantes e funcionários. A unidade produz quase 44 mil refeições por mês. 

“O HRBA é uma referência no Norte do País em trabalhos voltados para a sustentabilidade, tanto para o consumo racional, como no reaproveitamento de materiais que antes eram desperdiçados. É um motivo de alegria esses números que obtivemos, e o que isso representa para o meio ambiente e para sua preservação”, afirmou o diretor do HRBA, Hebert Moreschi.

Em março de 2017, a unidade iniciou o projeto de reaproveitamento da água utilizada pelo Setor de Hemodiálise - que antes era desprezada - e começou a ser reaproveitada pela Central de Materiais Esterilizados (CME). Até este mês, a quantidade de água reaproveitada com o projeto foi de 670 mil litros.

Manejo correto - Referência em sustentabilidade, a Unidade realiza com efetividade o manejo correto dos resíduos sólidos de serviço, minimizando os impactos ao meio ambiente. Em 2017, o HRBA se tornou o primeiro hospital público do Brasil a obter o Selo Materiality Disclosures, emitido pela Global Reporting Initiative (GRI) – organização internacional que ajuda empresas, governos e outras organizações a comunicar seus impactos em várias questões, como mudanças climáticas, direitos humanos e corrupção.

“A cultura instalada no Hospital, de preservação do meio ambiente e uso racional dos recursos, faz com que nossos profissionais levem isso para suas casas, seus bairros e suas comunidades, fazendo com que não se tornem apenas profissionais conscientes, mas também cidadãos conscientes. Essa, com certeza, é uma das missões da Pró-Saúde”, ressaltou Hebert Moreschi. A Pró-Saúde gerencia o HRBA sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).