Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARTICULAÇÃO

Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes é tema de reunião

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/03/2019 11h53

Representantes de órgãos governamentais, entidades filantrópicas e da sociedade civil reuniram, na última quinta-feira (28), no audiório da Seaster, para tratar da agenda do Comitê Estadual de Enfretamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Durante o encontro, os presentes discutiram a quarta versão do Plano Estadual de enfrentamento à violência sexual.

A coordenadora da média complexidade e titular da Seaster no comitê, Cleide Andrade, enfatiza que o plano apresenta todas as ações a nível estadual contra os crimes que violam a dignidade de crianças e adolescentes. “Entre as ações, o plano revela o apoio por meio de monitoramento e assessoramento aos municípios, que precisam do nosso suporte enquanto Governo do Estado”, pontua.

Desse modo, o comitê atua com ações voltadas para a prevenção de violação de direitos, na viabilização de  apoio em caso de violência, além de contribuir com a conscientização perante a sociedade civil.

A Juíza Mônica Maciel Soares Fonseca, titular da 1a Vara de Crimes Contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes, alerta sobre os crimes subnotificados, ou seja, aqueles não são denunciados. “Pelas estatísticas nacionais, uma em cada seis crianças sofre algum tipo de abuso, mas apenas 10% chegam no conhecimento das autoridades”, enfatiza.

Como denunciar? 

Toda e qualquer tipo de violação contra a dignidade de crianças e adolescentes podem ser denunciado por meio do Disque-Denúncia 181 da Polícia Civil do Estado do Pará, ou por meio do Disque 100 da Secretária Nacional de Direitos Humanos.

Texto: Rodrigo Souza