Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRESERVAÇÃO

Ideflor-Bio lança em Santarém a Semana da Festa Anual das Árvores

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/03/2019 21h20

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) lançou, dentro da agenda de trabalho do “Governo Por Todo o Pará”, a Semana da Festa Anual das Árvores. No ato de instalação do governo itinerante, realizado no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) na manhã desta quarta-feira (20), o Instituto entregou mudas de árvores às autoridades presentes. 

"Para nós, do Ideflor-Bio, é um grande desafio estar aqui. É uma grande satisfação, neste momento em que o governo se faz presente no oeste paraense, dando suas contribuições, solucionando problemas que precisam ser solucionados. Também estamos trazendo uma novidade, que é o lançamento da Semana da Festa Anual das Árvores. Costumeiramente, nós, paraenses, comemoramos o Dia da Árvore em 21 de Setembro, mas existe um decreto de 1965 instituindo a Festa Anual da Árvore, e o governo traz essa inovação para as ações de incentivo à questão florestal. Haverá interação maior para que várias unidades de conservação estejam envolvidas nessa ação", explicou a presidente do Ideflor-Bio, Karla Bengtson.

As atividades da Semana da Festa Anual das Árvores vão ocorrer entre os dias 25 e 30 de março, em Belém, Breves (no Arquipélago do Marajó), Altamira (região do Xingu), Marabá (no sudeste) e na região do Araguaia. A programação inclui palestras, orientações, exposições de trabalhos, caminhada ambiental e plantio especial de mudas de espécies regionais, com a participação de estudantes de escolas públicas e privadas.

O início das ações será no próximo dia 25 (Segunda-feira), às 8 h, no Parque Ambiental do Utinga, em Belém. Durante toda a semana, mudas de árvores serão doadas para frequentadores do Parque, para que no dia 29 de março será realizada a "hora de plantar". O objetivo é que cada pessoa plante uma muda de árvore na cidade, um incentivo à preservação da natureza.