Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POR TODO O PARÁ

Ação Cidadania realiza mais de 5 mil atendimentos em Santarém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/03/2019 19h00

Mais de 5 mil atendimentos foram realizados durante a Ação Cidadania do Programa ParáPaz, que integrou a programação do Governo Por Todo o Pará. O evento, que durou cerca de sete horas, foi realizado, nesta quinta-feira (21), transformando a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Madre Imaculada, em Santarém, em um grande centro de serviços direcionados à população.

Junto com o programa ParáPaz, estiveram reunidos diversos órgãos estaduais e instituições parceiras. As Secretarias de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Saúde (Sespa), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), de Cultura (Secult), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação Hemopa, Defensoria Pública, Polícias Civil e Militar, além de Universidades Públicas e Privadas e empreendedores locais concentraram todos os serviços na unidade escolar, facilitando o acesso e o atendimento aos moradores.

De acordo com Ray Tavares, presidente do programa ParáPaz, os serviços mais procurados foram a emissão de documentos e os atendimentos de saúde. “Fizemos a emissão de vários documentos, como identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento, primeira e segunda via de óbito e certidão de nascimento. Os serviços de saúde também tiveram uma procura muito grande. Foram sete especialidades ofertadas”, comemorou. 

O professor e morador de Santarém, Marcos Cota, conseguiu uma carteira nova de identidade e ainda trouxe toda a família para a Ação Cidadania. “A minha carteira de identidade tinha mais de 10 anos e estava bem deteriorada. A dinâmica foi bem legal, já estou com a nova identidade na mão, com a foto mais bonita. A proposta é louvável: permitir o acesso fácil aos cidadãos. Nos dias comuns, a burocracia é grande, então, facilitou para gente, trouxe meus filhos e minha esposa, e todos estão fazendo os serviços de vacinação, saúde, documentação. Bem legal, está ótimo, parabéns ao Governo do Estado”, elogiou Marcos.

O Sebrae também esteve com uma equipe na ação, levando uma programação direcionada aos empreendedores da região. “É um pré-atendimento, já que temos uma base em Santarém, que atende toda a região do Baixo Amazonas. Estamos fazendo algumas aberturas de Mei, além de pequenas capacitações, mas, prioritariamente, mostrando para o empreendedor os serviços que o Sebrae tem. Viemos junto com o Governo do Estado, porque queremos um Pará melhor e presente nos 144 municípios”, ressaltou Rubens Magno, superintendente do Sebrae, no Pará.

O secretário de Estado de Saúde, Alberto Beltrame, falou sobre os serviços oferecidos, entre eles, consultas com especialistas, exames rápidos para HIV, hepatite, sífilis, medida de pressão e orientações para a prevenção do câncer de colo de útero. “Foi um conjunto de ações e serviços públicos para diminuir a espera do cidadão e procurar facilitar o acesso aos serviços públicos de saúde”.

A costureira Nelma Pinto conseguiu consulta com um endocrinologista e comemorou a facilidade. “Consultas com especialistas demoram meses para se conseguir e hoje eu consegui vindo aqui. Fiquei mais aliviada, porque eu estava com uma alteração na tireóide, que tava me deixando preocupada. Estou muito feliz. Ações como essa têm que ser feitas mais vezes, sempre!”, sugeriu Nelma.

A autônoma Nelma Pimentel saiu da escola satisfeita. Ela não imaginou que conseguiria ser atendida por diversos órgãos em um único dia. “Pensei que só ia ser atendida em um dos serviços, mas consegui a segunda vida da minha certidão de nascimento, uma consulta com endocrinologista, exame de mamografia e tomei duas vacinas. Tudo isso só hoje. Essa ação foi muito boa, precisa vir mais vezes”, pediu.