Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EVENTO

Seaster promove semana de valorização da mulher Warao

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/03/2019 12h29

O mês de março é conhecido internacionalmente por ser um momento de reflexão sobre os direitos e a preservação da vida de todas as mulheres. Assim, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) por meio da Casa de Passagem Estadual Domingos Zahluth, realiza de 8 a 15 de março, nas dependências da unidade, a Semana de Valorização da Mulher Indígena Warao como tema: “Oko Tautuma Taera” (Somos Mulheres Fortes). O evento é destinado para as mulheres da etnia que são atendidas na unidade.

No primeiro dia do evento, a professora Deise dos Santos Paixão ministrará uma palestra sobre a importância da figura feminina na cultura Warao e as dificuldades enfrentadas em seu processo migratório. Reforçar a necessidade de aplicar a Lei Maria da Penha e a proteção da mulher também é necessário. “Vamos ter a presença da DEAM (Delegacia da Mulher) para falar sobre violência doméstica e estreitar cada vez mais os laços dessas mulheres com a sociedade, ou seja, aproximar elas dos espaços públicos”, informa a assistente social do abrigo, Vera Salgado.

A saúde da mulher Warao também será abordada no evento. “Nós observamos que muitas delas apresentam dificuldades de relacionamento e só se sentem seguras com a presença da nossa equipe. Isso dentro de um processo de autonomia não é bom, elas precisam interagir nos ambientes públicos, sobretudo nos espaços de saúde”, conta Vera.

Além disso, as mulheres indígenas do abrigo participarão de uma palestra sobre empreendedorismo ministrada pelo SEBRAE. “Um dos focos do evento é promover o empreendedorismo, a busca por uma autonomia financeira, por uma renda própria, que por uma questão cultural não tem sido alcançada”, explica a assistente social.

A programação ainda contará com um momento especial para exibição de vestidos confeccionados pelas migrantes, apresentação de danças, culinária e artesanatos. Além de serviços estéticos, oficinas de pintura, tecido e tapete.

Colaboração: Rodrigo Souza